Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

domingo, 20 de outubro de 2013

Sepultura e KoRn no Monsters of Rock 2013

No 1º dia do festival Monsters of Rock, "velhinhos" mostraram como fazer Metal


Por Elvis Almeida

Sepultura e Korn no Monsters of Rock 2013
Sepultura e Korn no Monsters of Rock 2013*
O primeiro dia do Monsters of Rock 2013, foi marcado pela participação do Sepultura no show da banda KoRn.

Há quem pense que o privilégio foi da banda mineira, principalmente os mais jovens, que não viram o Sepultura nascer no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte e "dominar" o mundo na primeira metade da década de 90.

Isto mesmo, Sepultura começou antes (na década de 80) e fez sucesso mundial antes que KoRn. Aliás, na época não era só Sepultura que fazia um som bacana em BH, havia também Overdose, Sarcófago e muitas outras. Mas foi o quarteto, que também contava com Andreas Kisser (este paulista) que "estourou" lá fora.

Há 3 (três) cenas ou mercados principais de Metal no mundo. O circuito americano, o europeu e o japonês. Muitas bandas brasileiras também já fizeram sucesso lá fora, mas nunca com o mesmo domínio e consistência que o Sepultura. Às vezes a banda é famosa no Japão, mas é pouco conhecida na Europa. Quando é famosa no circuito europeu é ignorado no americano e assim por diante.

Eu diria que o Brasil, até uns 5 (cinco) anos atrás, sequer tinha um circuito próprio de Heavy Metal, durante décadas éramos como uma extensão do circuito americano.

De uns tempos pra cá, ficamos na "moda" e os grandes shows e festivais retornaram com muita força, e arrisco a dizer que dessa vez é pra valer. O consumo de artigos relacionado a Rock virou "cult", e o número de pessoas que se declaram gostar do estilo aumentam a cada dia.

Isto é uma mudança positiva, e podemos atribuir uma boa parcela desta mudança as bandas brasileiras que desbravaram o mercado Heavy Metal mundo afora.

Já tivemos bandas que eram lendas no Japão e aqui em nosso solo eram completamente esquecidas, mas, foi o Sepultura, a primeira ter suas músicas no topo em todas as paradas do mundo (os 3 circuitos principais, já que na época não existia um circuito brasileiro propriamente dito)

KoRn surgiu depois do Sepultura e bebeu muito na fonte dos caras. O disco Roots (nem é meu favorito, prefiro o Arise) do Sepultura foi uma grande influência para os primeiros trabalhos do KoRn. Em termos de presença mundial, podemos dizer que a banda californiana, fez mais sucesso que o Sepultura no circuito americano ao longo dos últimos anos. Mas quando o assunto é presença mundial e consistência da marca, de longe Sepultura é maior. Sepultura, entre 1990 e 1996 dominava o circuito americano, europeu e japonês, ficando sempre em primeiro nas paradas.

Você que é fã de KoRn, não fique ofendido, pois a própria banda americana reconhece isso, tanto que convidou os brasileiros para uma participação mais que especial no seu show. Também não estou falando de quem é melhor, quem toca mais, canta mais... etc., apenas destacando que a galera das antigas está tendo seu merecido reconhecimento por tudo que fizeram para música.

No show de ontem, os "velhinhos" mostraram  porque se tornaram uma das principais bandas de Thrash Metal do mundo, compartilhando o palco com seus pupilos (e também famosos), numa apresentação que marcou o primeiro dia do Monsters of Rock 2013.

Hoje (segundo dia) será o dia dos clássicos dos anos 70 e 80. Amanhã comentamos quem foi o destaque do segundo dia.

A propósito, o Multishow estará transmitindo todos os shows ao vivo pela Internet no link abaixo:
http://multishow.globo.com/monstersofrock-ao-vivo/cobertura/

Até lá!


* Foto: Portal Terra


PARA VOCÊ:

Gostou desta matéria? Leia outras notícias sobre o Festival Monsters of Rock 2013 aqui na Central do Rock:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.