Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Qual a ordem correta dos pedais de efeito na guitarra? Central do Rock explica - por Elvis Almeida

pedal pedais de efeito guitarra online ordem correta certa sequencia como ligar efeitos elvis almeida central rock heavy metal chorus flanger phaser overdrive distortion distorção booster equalizer reverb delay wah wah review analise boss sugestão de conexão conexao set setup rig
A princípio não existe uma ordem correta... existe uma recomendação geral feita por fabricantes e guitarristas que ao longo do tempo perceberam onde os pedais eram mais eficientes.

Porém, eventualmente, a ordem poderá ser alterada, desde que o resultado obtido agrade seus ouvidos.

Nesta linha de raciocínio, este artigo buscará esclarecer a configuração de pedais mais usada, fazendo algumas observações para que você tire o máximo de seu equipamento, sem a preocupação com o “certo” ou o “errado”, mas tentando passar um pouco da experiência que adquiri nestes 19 anos de guitarra.

Primeiro, vamos apresentar a ordem “clássica” dos efeitos:

AMP ← AMBIÊNCIA (Reverb, Delay) ← MODULAÇÃO (Phaser, Flanger, Chorus) ← EQUALIZAÇÃO (Equalizer) ← DISTORÇÃO (Distortion, Overdrive)← DINÂMICA/FILTRAGEM (Booster, Compressor, Wah-wah) ← GUITARRA

Pode ser que o guitarrista precise de um pedal de volume para poder controlar o sinal de saída para o amplificador. A Roland/Boss recomenda que ele seja instalado logo após as distorções. Tal recomendação se justifica para evitar que ao abaixar o volume diminua o ganho das distorções, diminuindo por consequência o Drive.

Pelas minhas experiências, neste espírito de não cortar o Drive, o pedal de volume pode ser instalado também após o Equalizer, ou no final de todo o Rig.

Contudo, as vezes ficar tirando o Drive no knob de volume da guitarra não é muito prático. Nestas situações para os fãs do Eddie Van Halen, pode ser interessante instalá-lo antes das distorções, para reduzir o Drive com o pé.

Para complementar, gostaria de transcrever a ordem que a BOSS, um dos maiores fabricantes de pedais no mundo, recomenda:

boss conexão conexao sugestão dos pedais pedal ordem correta set setup rig


A partir de agora analisemos a posição de cada um dos pedais.

Por que MODULAÇÃO e AMBIÊNCIA não “podem” ficar antes do Drive?

Não é que não possam, mas é que a alteração na onda provocada pelas modulações e ecos serão achatadas e distorcidas. Quando colocados após, os efeitos serão acrescidos à onda já distorcida, sem serem achatados.

Quando a modulação é colocada antes de um leve Crunch do amplificador, o “achatamento” é reduzido, não prejudicando o sinal, sendo utilizado por muitos guitarristas. Às vezes o Chorus também fica interessante antes do Drive, pois a distorção do efeito (o Chorus, multiplica a onda e muda levemente a afinação e o tempo para dar a sensação de vários instrumentos) dá um efeito bem diferente e exótico.

DINÂMICA E WAH: Não existe consenso se o Compressor ou o Wah-wah vem primeiro. Particularmente, eu prefiro o Wah-wah como primeiro pedal. Mas o consenso é que eles não devem ficar depois da distorção. Acontece que se o Wah-wah receber muito ganho, ele vai saturar o sinal e acrescentar distorções indesejadas. O mesmo acontece com o Compressor. Sua função é acrescentar ganho aos trechos mais baixos (onde o sinal está mais fraco) igualando a dinâmica. Se receber muito ganho antes, também irá saturar, produzindo um efeito também indesejável.

Posição dos Boosters: Quanto à posição dos booster, isto vai depender se como você quer que ele funcione. Para funcionar como booster de volume o ideal é que fique após as distorções, do mesmo modo que um pedal de volume tradicional. Como booster de ganho, funcionará melhor antes das distorções, do mesmo jeito que utilizamos para “esquentar” o Drive do amplificador. No final das contas depende muito do gosto e estilo do guitarrista. Sobre os pedais de boost, recomendo a leitura de um outro artigo meu no qual eu analiso as possíveis funções destes pedais e as alternativas possíveis à sua utilização, no seguinte endereço: Pedais de Boost (Boosters) - Como funcionam? Como utilizar? - Aprenda na Central do Rock

Portanto, feitas estas análises acho oportuno descrever como ficou meu set de pedais, depois de várias experiências realizadas. Vejamos:

AMP ← Landscape Echo Delay ← Ashland Phaser ← Boss Chorus Ensemble ← Behringer Tube Monster VT999 ← Hurricane Driver HD-1 ← Behringer Dynamics Compressor DC9 ← Wah-Wah Morley NSW ← GUITARRA

 No meu caso, como meu Phaser é True Bypass e não utilizo ele junto com o Chorus, não faz diferença alternar a ordem destes dois, pois o resultado também será o mesmo.

Um problema decorrente da utilização de pedais é a perda de sinal, no final da cadeia a sensação que temos é que muitas frequências e volume se perderam pelo caminho. Esta sensação aumenta quanto mais pedais temos em nosso Rig. Para superar este problema foram desenvolvidos os Buffers, mas isto é assunto para outro artigo.

Um abraço e até a próxima dica.


Elvis Almeida
Guitarrista – Endorsee Strinberg



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas na seção COLUNISTAS
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner
Verifique sua pasta "spam" caso não receba a mensagem de confirmação em até 30 minutos.

102 comentários:

  1. tenho uma pergunta sou novo na guitarra e queria saber qual o tipo de distorção usar na musica tipo q distorção usar tocando satisfaction dos rolling stones.querai saber se tem como saber q distroção e pelo ouvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distorção de Satisfaction é um drive bem fraco, na verdade um crunch.

      Caso deseje se aprofundar no assunto, eu recomendo a leitura de outro artigo meu:

      http://www.centraldorock.com.br/2012/02/dica-como-escolher-seu-pedal-de.html

      Obrigado por participar.

      Elvis Almeida

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. amigo ,to com um problema queria saber se pode me ajudar...
    Tenho uma guitarra ibanez gio das mais simples,um cubo meteoro nitrous gs-100,e um set de pedais = boss sd-1 ,boss ds-2,boss ml-2,boss ge-7 e cry baby gcb 95 ...
    Ta dando um puto chiado quando ligo o ml-2 metal core,poderia me dar alguma dica para diminuir o chiado ou até sobre a melhor ordem no meu caso ...

    Agradeço desde já , abrass (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentaria a seguinte ordem:

      Guitarra -> Cry -> SD-1 -> DS-2 -> ML-2 -> GE-7 -> Amplificador

      ou talvez uma pequena variação:

      Guitarra -> Cry -> DS-2 -> ML-2 -> SD-1 -> GE-7 -> Amplificador (assim o SD-1 também pode funcionar como boost de volume)

      Se o ruído incomodar muito pode ser necessário usar um Noise Gate.

      Talvez o problema seja um defeito mesmo em algum pedal (ML-2, p. ex.), fonte ou até cabos.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  4. ola muito bom o post, tenho um setup montado dessa forma, tanto para violões quanto para guitar

    violão ou guitarra - afinador - de - od - ch - delay - volume - DI ou Amp - mesa ou MIC

    quando uso o violão ligo DI - mesa e não uso os de - od
    quando uso a guitarra ligo amp - mic ou line dependendo do lugar

    geralmente não toco violão e guitarra no mesmo evento então por isso dessa config, minha duvida e li em alguns lugares que deveria ligar o delay depois do pedal de volume isso e certo ou posso deixar dessa forma que o meu esta, obrigado pela ajuda

    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oá Danilo, tudo bem?

      O pedal de volume na sua configuração funciona como um Master, dosando a quantidade de sinal que via para a mesa/amp.

      Não há como dizer se o resultado será ruim, ao colocar o volume antes do delay (pois depende muito do nível de sinal que o delay aceita na entrada), mas será no mínimo diferente.

      Sugiro que você experimente a mudança e veja os resultados. Verifique o que muda e se gosta da mudança.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  5. Boa tarde Elvis,
    Tenho uma dúvida cruel:estou para adquirir um amplificador BLACKSTAR HT5R e gostaria de usar a distorção dele. Também vou adquirir um delay, um Phaser, um Chorus e um Wah Wah(todos de boa qualidade pois vou para EUA e comprarei por lá). Minha questão é: ligando modulação e ambience no send/return, como faço, no momento que estiver em uma base com drive, pra colocar mais ganho ou volume pra efeito de solo? O que poderia fazer pra ficar legal? Pedal de volume ou booster? Tem alguma consequência usando um ou outro. Pode me ajudar nesta questão? Obrigado. Joelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Joelson, tudo blz?

      Teoricamente você teria que colocar o pedal booster também no loop, depois do preamp e antes das modulações para você conseguir aumentar o volume.

      Para aumentar o ganho, o booster deverá ser colocado antes do preamp, ou melhor, no input do amplificador.

      Tem boosters como o Pete Cornish, que quantiza o ganho em dBs, o que é muito interessante. Testei um uma vez que dependendo da quantidade de dBs, ele servia para aumentar o volume mesmo antes do amplificador.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  6. ola!" eu so um novo guitarrista do mundo gospel eu ja toco a 3 anos guitarra e , agora que eu vim me enteresar por pedais de efeito , mas eu tenho uma certa duviada, eu não sei qual eu compro primeiro, se e um pedal de distorção, ou de modulaçao , ou de volume, ou um pedal de equalização..... ai vc poderia me dar uma dica de como eu poderia comprar os meus primeiros pedais de efeito... um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que se você já possui um bom amp e uma boa guitarra, você poderá começar a investir em pedais.

      Se você não está muito familiarizado com os efeitos, uma boa alternativa é comprar um multiefeito (pedaleira) destes menorzinhos, tipo Zoom G1, VAmp, Boss ME-25... etc., para poder compreender melhor a regulagem dos efeitos e conhecer os principais efeitos em detalhes.

      Se já conhece e sabe regular a maioria dos efeitos, a ordem de compra deve levar em consideração sua necessidade.

      Se está precisando de distorções diferentes para estilos diferentes, os pedais de drive devem vir primeiro.

      Já se precisa de fazer muitos dedilhados com som limpo, pode ser que um chorus seja interessante.

      Efeitos como delay são interessantes para solos e algumas bases.

      No meu caso, quando comecei eu tinha uma guitarra Ibanez e um amp Hughes & Kettner que gostava muito da distorção dele. Então, o primeiro pedal que comprei foi um Wah-wah para solos. Depois comprei um chorus para os trechos limpos e usei este setup minimalista durante uns 10 anos.

      Atualmente, como toco muitos estilos diferentes, meu setup ampliou bastante.

      Não tenha pressa em montar seu pedalboard, vá experimentando os pedais e comprando de acordo com sua necessidade real.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  7. mano , ainda não tenho pedal de efeito, eu queria saber se vc tem alguma dica de por qual pedal eu poderia comprar, de modulação , de distorção , de equalização, eu quero comprar 2.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse na resposta anterior, vai depender de sua necessidade e dos estilos que você toca.

      Não tenha pressa... experimente o máximo de efeitos que puder e compre na medida em que precisar deste ou daquele som.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  8. Acabei de comprar um pedal tube baby da EFX e ele já vem com booster,já tenho um JACKHAMMER e uso ele na chave overdrive, não acho legal a distoção dele.Qual seria a melhor opção para ligar?Pois quero um timbre bem legal com os dois ligados juntos, GUITAR-TUBE BABY-JACKH ou GUITAR-JACKH-TUBE BABY, qual a melhor opção e qual seria as funções deles antes ou depois (TUBE-JACKH) (JACKH-TUBE).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano o Tube Baby é um pedal de ganho médio assim como o Jackhammer no modo overdrive.

      Então... a questão da posição dos dois pedais vai depender de como você irá configurar os níveis de ganho de cada um e o resultado que você quer.

      Dê uma olhada no meu outro artigo sobre pedais de boost que está bem explicado esta questão.
      http://www.centraldorock.com.br/2011/06/pedais-de-boost-boosters-como-funcionam.html

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  9. Olá, queria saber se é possível ligar um pedal de equalizador (Behringer Graphic Equalizer Eq 700) na minha pedaleira Zoom G1-next? Porque pretendo usar esse equalizador também para dar um boost no volume da guitarra. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim.

      Para dar boost de volume o ideal é colocar o pedal depois da pedaleira e antes do amplificador.

      Esperimente colocá-lo também antes da pedaleira e verifique o resultado que mais gosta. Neste caso não haverá boost de volume, mas você poderá explorar novas sonoridades.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  10. Ola, Tenho um setup de pedais ( Expressão/Volume (Beringher), Harteck Acoustic, Reverb (Marshall), Fishmann Aura Dreadnought, Ecodelay (Marshall), Regenerator (Marshall), Pitch Shifter (Moer), Compressor (Marshall) e um violão Crafter Bubinga Pk (aço) e utilizo um amplificador Laney 65d

    Qual seria a melhor ordem para esse setup?

    Abraço.
    Gerson Vieira Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson, tudo bem?

      No seu caso eu colocaria o compressor primeiro e o pedal de volume por último para funcionar como master. No miolo eu colocaria as modulações depois do compressor e na sequencia os efeitos de ambiência (reverb, delay) antes do pedal de volume.

      Uma variação que também pode dar certo é colocar o volume logo após as modulações para mandar o áudio baixo para os efeitos de ambiência com o volume ajustado.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  11. Ola Elvis,hj eu uso meu set de pedais assim:
    amp<equalizer boss,<ocd fulltone<marshall JH-1<cry baby<guitarra,
    os efeitos eu ligo no loop:flanger,phaser,chorus,delay
    eu notei q antes quando eu usava os pedais direto no input com os efeitos e tudo mais,rolava uma perda no sinal o som ficava fraco,sem brilho,ai coloquei os efeitos no loop e melhorou,queria saber se quanto ao boss equalizer ligando ele junto no input ele vai dar perda de sinal,por ele nao ser true bypass,ou posso usar sem medo?
    valew..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, tudo bem?

      Normalmente as equalizações de um amp ficam após o último estágio do preamp. Se fracionarmos o preamp em drive e EQ, esta seria a ordem.

      Concluindo, se você liga antes fica assim:
      Guitarra (e outros pedais de drive) -> EQ Boss -> Drive amp -> EQ Amp.

      É como se o áudio passasse pelo "afunilamento" da equalização em dois estágios diferentes do sinal.

      Colocando ele no loop, como primeiro pedal antes das modulações vai ficar assim:
      Guitarra -> Drive amp - > EQ amp - EQ Boss -> pedais de modulação e echo.
      Ao meu ver, esta é uma ligação mais adequada, pois as frequências perdidas e acentuadas de cada pedal e do preamp, irão ser corrigidas/destacadas numa espécie de estágio duplo de equalização.

      Quanto ao "furto" de sinal, isso ocorre por diversos motivos, não só pelo tipo de Bypass do pedal. É um tema complicado, e deve ser analisado cada caso.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  12. ola elvis gostaria de saber como faço para ligar os meu pedais com a pedaleira ,veja eu temho um pedal boss de distorção MD2 ,um flanger tmb da boss e uma pedaleira vamp 2 como de vo usar me de uma dica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o MD2 após a guitarra e antes da Vamp. E experimente colocar o Flanger entre o MD2 e a Vamp, ou depois da Vamp.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  13. Ola Elvis estou tendo problemas com meu set de Pedais , estava com muito ruido , troquei tds os cabos e comprei uma fonte da Landscape

    Bom Uso um Wah-Wah Cry Baby - Pedal de Volume Fv-50 - Compressor da Yamaha CO- 10M - Vintage Phaser Behringer - Flanger AFL 1 Aria - DD3 -Delay da Boss - OS2 Boss - MXR Distortion + - Ultra Vibrato Behringer - DistorTion D1 -10M -/Graphic equalizer da Behringer

    oque vc me sugere valeu - meu estilo é Blues e funk Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente eu tentaria organizar conforme eu sugiro no artigo.

      Wah e Compressor primeiro.
      Distorções e equalizador depois.
      Modulações.
      Por último Delay e Reverb.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. pq a necessidade de dois wah
    um no principio e outro antes da modulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade.

      A foto das recomendações da BOSS somente indica duas posições diferentes para se colocar o Wah.

      É só exemplo das duas posições mais usadas pelos guitarristas, como primeiro pedal ou logo após as distorções.

      Abraço.

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com

      Excluir
  15. Cara, vi que tu comentou que seria um drive crunch em satisfaction, mas na introdução soa como um Fuzz, não achas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser. Não sei exatamente o que o Rolling Stone usou na gravação mas com certeza um Fuzz também rola, é só colocar o ganho baixinho.

      Abraço.

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com

      Excluir
  16. cara seu site é mnt bom, tá de parabéns.partindo pra parte noob! :)
    eu tenho uma g1 next e tô pensando em comprar um Ds1/Ds2, teria como usar os dois sendo que em vez das distorções da g1 usar o do Ds e poder variar para uma base sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rubens, tudo bem?

      É possível sim. Neste caso, recomendo que você ligue a guitarra primeiro no DS1 e depois na Pedaleira.

      Você terá que configurar a pedaleira direitinho para poder atingir o resultado que procura.

      Abraço.

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com

      Excluir
  17. amigo tenho duvidas minha guita é uma fender strato mais a qualidade do som fikou pior depois que comprei um compressor,como tenho que conectar antes a pedalera ou depois?? fiko no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner, tudo bem?

      Normalmente, ele se comporta melhor como primeiro pedal. As vezes fica melhor colocá-lo depois do wah-wah.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  18. Olá Elvis td bem? sou novo na área da guitarra pois minha formação é de violão e gostaria de tirar uma duvida....
    Tenho um setup com os seguintes pedais: Afinador TU-300 (BEHRINGER), multifuncional FX-600 (BEHRINGER), bluesbreaker (MARSHALL), simulador de amp GDI-21 (BEHRINGER), WHA WHA (ONEAL) e OVERDRIVE DISTORTION OD 100 (BEHRINGER).
    Minha duvida é a seguinte: Qual a melhor ordem que vc sugere para ligar estes pedais e como faço para ligá-los junto com minha pedaleira DIGITECH RP5?
    Minhas guitarras são : Fender Squier e Les Paul special epiphone...
    Obrigado............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Luis Fernando tudo bem?

      Olha siga a ordem que está no artigo que vai dar certo, primeiro o wah, os drives, depois as modulações e ecos. O afinador ou fica no início (primeiro pedal) ou por último.

      Quanto à combinar com a pedaleira, normalmente fica legal colocar ela depois das distorções e antes ddo FX-600.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  19. Eu trabalho com violão yamaha silent de nailon e tenho o seguinte setup: loop, equalizador, simulador de amplificador (distorção), uma pedaleira para violão com pedal de expressão e outra também de violão multifuncional. Qual a melhor sequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você usa muitos multiefeitos, é um pouco complicado dizer qual a ordem. Recomendo testar todas as combinações possíveis e verificar qual dá mais certo.

      Abraço.

      Excluir
  20. reverbe, delay e echo. Qual a melhor ordem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixaria o Echo primeiro, depois Delay e por último o Reverb.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida
      www.elvisalmeida.com

      Excluir
  21. Olá! Tenho uma cort semi-acústica um laney vc-30 212 e de pedais um dd-1 drive da nig, um analog echo da furhmann, um super chorus da boss, um pjaser cs da fire e um booster da fire. Gostaria de saber como configurar meu set para usar o drive do amp no loop. Na maior parte do tempo eu uso guiyarra sem drive e gostaria de usar o meu booster como um booster de volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, não existe uma regra absoluta para a ordem de pedais. O gosto pessoal de cada um é o que na realidade define a ordem.
      Vou te indicar um artigo escrito por um amigo meu que complementa bem o assunto:
      Pedais de efeitos para guitarra: existe ordem correta?

      Também escrevi um artigo sobre loops de efeitos do amplificador que pode te ajudar a definir sua ordem dos pedais:
      Loop de efeitos do amplificador: como funciona?

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  22. Olá... Se puder me ajudar eu agradeceria muito. Meus pedais...volume onerr + wha pw 10 boss + compressor boss + equalizer boss + feedback booster boss + Doctor drive meteoro + phaser mxr + chorus rocktron + delay boss. Minha dúvida... As vezes uso o set nessa ordem plugado no amplificador, mas como ligar esse set direto na mesa uma vez que o doctor drive tem uma saída especifica pra isso. E os pedais de modulação que vem depois da distorção onde deveriam ser plugados. Posso colocar o doctor drive como o último pedal depois do delay? Outra coisa... Uso o fb 2 pra dar ganho nos solos. Ele está na posição correta? Qual seria a ordem correta? Muitíssimo Obrigado... abraços ...marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, tudo bem?

      Respondendo suas perguntas:

      1 - Doctor Drive por último:
      Se você colocá-lo por último sua função será a de um preamp e não de um pedal de Drive. Neste caso, seria legal você ter outro pedal de Drive.

      2 - Delay antes do Drive
      Se você usar o canal clean ou Blue do Doctor Drive, o Delay fica muito legal. Já no com drive forte, costuma não ficar legal.

      3 - FB2 antes do Drive
      Antes do drive o booster serve para dar um UP no ganho. Depois do Drive, serve para dar um UP no volume.
      Recomendo a leitura de outro artigo que escrevi sobre os boosters:
      Como funcionam os pedais de Boost?

      Portanto, não existe uma ordem correta propriamente dita. Cada guitarrista tem suas preferências. Recomendo também a leitura de um artigo escrito por um amigo meu na Central da Guitarra:
      Existe ordem correta dos pedais?

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  23. Olá amigo, td bom? Parabéns pelo posto!!!

    Con relação ao uso do COMPRESSOR, cmo eu toco POP INTERNACIONAL, eu sempre usei no final da cadeia como volume: Guitarra> Wah>Overdrive> Distorção> Delay>Compressor. Nessa possição eu deixo-o ligado direto, usando o máximo dele (bem comprimido), mantendo meu som mais uniforme. Quando preciso fazer algum solo ou aumentar o ganho da guitarra, eu apenas desligo o compressor e meu volume cresce. Esta forma me prejudica em alguma perda de sinal, timbre ou outra coisa? Grande abraço

    Thiago Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, tudo bem?

      Este uso que você está fazendo é similar ao uso da compressão em estúdios para gravação de guitarras.

      Não há nada de errado em se utilizar desta forma, é só um jeito diferente de se utilizar os equipamentos.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
    2. Olá Elvis, Agradeço pelo rápido retorno! Pois eh, tentei coloca-lo no início da cadeia, mas acabei perdendo o controle de ganho geral. Grande abraço!

      Excluir
  24. Amigo, e no caso do Fuzz + Wah? Rola uma briga boa aí pois um acaba interferindo no outro. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, tudo bem?
      Ambos são considerados vilões no Pedalboard. Segundo os especialistas, tanto Fuzz quanto Wah devem ficar em primeiro lugar na cadeia.
      Portanto, como há uma infinidade de marcas e modelos de Wah e Fuzz no mercado, o recomendável é testar no seu rig, qual fica melhor em primeiro.
      Eu não uso Fuzz, mas quando testei alguns modelos, eu gostei mais dele depois do Wah, como segundo pedal.
      Abraço.

      Excluir
  25. Olá Elvis,desde já agradeço pela atenção.to com uma duvida sobre os pedais behringer,principalmente o TU300 e o DD400 cujo os tenho em meu setup.é que em muitos foruns alegam que eles roubam sinal e etc.queria saber se isso é de total verdade.outra pergunta é a seguite meu set é TU300+BRD1+GDI21+DD400 queria q voce me indicasse mais pedal para fazer parte do meu set.toco death metal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pedais Behringer "roubam" um pouquinho de sinal sim. Mas no seu caso aí são poucos pedais no total, nada que aborreça muito. Se seu amplificador não tiver reverb eu compraria um pedal de reverb. Também gosto muito de wah-wah para solar e acho que funciona muito bem solos com wah em Death Metal, a exemplo do guitarrista James Murphy que usou muito wah no disco do projeto Disincarnate.
      Até mais.

      Excluir
  26. Olá, Elvis!!!
    Estou começando na guitarra. Gostaria de uma indicação de quais pedais básico eu tenho que ter para montar um set de pedais legal??
    Desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rafael, tudo bem?

      Existem muitos pedais legais. A escolha leva em conta principalmente o estilo que você toca. Eu começaria por distorções, wah-wah, depois compraria um delay e por último iria para as modulações.

      Até mais.

      Excluir
  27. Fala Elvis tudo bom? Seguinte Tenho uma banda de Rock Nacional e tals e ate entao usava pedaleira pra suprir minhas necessidades, mas ela começou a dar uns problemas e decidi partir para os pedais, ja tinha um ds2 da BOSS e adquiri um Landscape BRD2 para musicas um pouco mais pesadas e um equalizador Landscape GEQ1, faço solo tanto com o ds2 quanto com o brd2 e queria usar o equalizador como Boost para os solos, coloco o equalizador antes ou depois desses pedais?? Como voce colocaria?? e tb tenho um pedal afinador ATN1. Vlw. Abraço... Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan, tudo bem?

      O equalizer é um pedal que só rola de usar como booster de volume, pois o ganho que ele acrescenta é mais no sentido de reforçar frequências.

      Então eu colocaria ele depois dos pedais de distorção, e com o level dele ajustado para subir um pouco o volume. De quebra você também pode dar um "tapa" na equalização para deixar seus solos mais destacados.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  28. Entendi.. entao ficaria: AMP <- EQ.GEQ1 <- BRD2 <- DS2 <- ATN1 <- GUITARRA. Obrigado pela atenção Elvis...

    ResponderExcluir
  29. Fala, cara, tudo certo? Em que posição vc colocaria um pre amp Meteoro Doctor Drive, que vai ficar ligado o tempo todo no clean?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu colocaria depois de todas as distorções e modulações. antes do amp eu deixaria só delay e reverb neste caso.
      Até!

      Excluir
  30. olá, tudo bem? eu tenho uma duvida: tenho um wah vox v845, distorcion ds1, triefx landscape, e booster! qual seria a melhor ordem, ja que o triefx é overdrive, chorus e delay? eu costumo usar o booster depois da distorção! obrigadoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem?
      Primeiro não existe ordem correta... existe aquela ordem que você mais gosta. Eu colocaria:
      Guitarra -> Wah -> DS1 -> Booster -> Triefx -> Amp.
      Abraço.

      Elvis Almeida

      Excluir
  31. ola Elvis, Bom Dia!
    gostei mto dos seus artigos parabens!
    como sou meio leigo ainda gostaria de saber se estou fazendo certo e de qual forma eu conseguiria um som melhor na sua opinião.
    eu uso Amplificado>Meteoro Doctor Drive> Equalizer GE7 BOSS> Compressor CS3BOSS> Delay Nux Time>DS2Boss>Guitarra
    teria uma ideia para funcionar melhor meu setup??
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faria pelo menos duas modificações:
      a) Colocaria o Compressor como primeiro pedal depois da guitarra;
      b) colocaria o Delay depois do Doctor Drive.
      Abraço.
      Elvis Almeida

      Excluir
  32. Amigo tenho os pedais Blues Drive,Compressor,CH-1,DD-3 e o DS-1 da Boss,mas estou com um problema o pedal DS-1 fica mais baixo que os outros e mesmo com o compressor ele nao da ganho no volume qual a sua dica ai vlw desculpa a pergunta leiga é que só tocava com pedaleira agora que to começando com pedais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que ordem que você colocou os pedais. Dependendo da posição isto pode acontecer. Quando usa somente o DS-1, você percebe alguma diferença de volume em relação aos outros?
      Atenciosamente,
      Elvis Almeida

      Excluir
    2. a ordem é guita >> Compressor >> Chorus >>Blues Drive >> Drive >> Daley >> Amp essa é a ordem dos pedais

      Excluir
    3. Experimente colocar na seguinte ordem e veja o que acontece:
      Guitarra -> Compressor -> DS1 -> Blues Drive -> Chorus -> Delay -> Amp.

      Atensiosamente,

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com
      http://www.centraldaguitarra.com
      http://www.learngreekmodes.com

      Excluir
  33. Cara qual a sequência q vc me indicaria com esses pedais abaixo?
    Também tenho uma pedaleira DOD fx7 q eu usaria só para Delay, vc acha q seria uma boa idéia acrescentar no set?

    Pedal wah cry baby 535q;
    Pedal Marshall JackHammer;
    Pedal Behringer Up300 Ultra Phase Shifter;
    Pedal Noise Reducer Behringer Nr 300;
    Pedal Compressor Sustainer Cs 400 Behringer;
    Pedal De Volume Proel;
    Pedal Boss Super Chorus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe regra, mas em geral o compressor fica melhor antes das distorções. Quanto ao volume, vai depender de como você pretende usá-lo, como master deve ficar no final, como controle de ganho, fica antes das distorções também.
      As modulações podem ficar antes ou depois da distorção, dependendo do gosto do guitarrista. Tem gente que prefere antes, mas a maioria gosta depois dos drives.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  34. bom dia Elvis, gostei muito da sua matéria, parabéns, estou com um Loop Core da Nux (igual o loop station da boss) pra gravação, coloco ele no final pra pegar todos os outros pedais? desde já agradeço, abraço.
    att. Carlos Patta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cadu, tudo bem?

      Depende de como você deseja usar, se for tirar da saída dele para mandar para a mesa por exemplo, a melhor posição é no final.

      Já se tudo vai ser processado em uma rota única até o amplificador, você pode escolher a posição em que ele "roubar" menos sinal.

      Atensiosamente,

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com
      http://www.centraldaguitarra.com
      http://www.learngreekmodes.com

      Excluir
  35. bom dia Elvis, como havia dito estou montando meu primeiro set de pedais, tenho uma fonte da Jam para 12 pedais e quero usa-lo completamente, no momento estou com 10 pedais colocando na ordem que você descreveu (1 Afinador / 2 Wah-Wah / 3 Drive / 4 Chorus - 5 Flanger - 6 Tremolo - 7 Phaser / 8 Delay / 9 Loop pra gravação) e comprei um simulador acustico, onde poderia coloca-lo no set?
    E assim falta 2 pedais pra completar o set, o que você me indicaria para completar, estou na duvida entre Compressor, Equalizador, Booster e Noise Supressor se estiver com muito ruido.

    Toco com uma Ephifone Custon e uso um Amp Laney lv300, e uso os 2 drive que ele tem tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O simulador acústico costuma ficar melhor antes dos drives, logo após o Wah.
      Quanto aos demais pedais, a dúvida é cruel (risos), vai depender muito do seu estilo. Dependendo do Equalizador, dá até para usá-lo como booster de volume também, o que pode ser interessante. Compressor é ideal para quem precisa controlar as dinâmicas. Se não é o seu caso, talvez o compressor não seja necessário. Redutor de ruídos, só se precisar mesmo, pois ele acaba "roubando" um pouco de sinal.

      Atenciosamente,

      Elvis

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Elvis, o equalizador então vou pesquisar um bom para comprar, e o ultimo pedal vou ver o que realmente vai precisar no set.
      abraço e obrigado pela atenção.

      Excluir
  36. Boa Noite Elivs , Beleza? No meu caso quero fazer cover do Pink Floyd , quais efeitos usar e em qual ordem ? Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.

      Olha, o timbre do Gilmour sai basicamente de guitarras Fender, amplificadores Hiwatt, Tube Driver Chandler ou BKButler e Delay feito pelo handmaker mais famoso do mundo chamado Pete Cornish.

      Como são equipamentos caríssimos, a gente consegue chegar perto com bons pedais de overdrive e delay.

      Existem alguns sites na Internet que mostram o equipamento usado por vários guitarristas. É só fazer uma busca pelas palavras "gilmour gear" que você irá encontrar os pedais que ele usa e ainda a ordem que ele gosta.

      Abraço.

      Excluir
    2. A propósito, me parece que desde a turnê de 2007 ele tirou o Tube Driver do set. Me parece que ele substituiu por outros overdrives como o TubeScreamer. Também esqueci de falar que ele usa muito Fuzz, Trêmolo e Phaser, geralmente o MXR Phase 90 ou MXR Phase 100.

      Até mais.

      Excluir
  37. Saudações Elvis
    Seria possível você colocar pra mim em ordem numérica estes pedais abaixo relacionados começando pelo 00 - Guitarra?
    Eu tenho todos eles e gostaria de tê-los no meu setup, mesmo que não  use todos.

    Desde já meus sinceros agradecimentos.

    01 - Mooer - Acoustikar
    02 - Mooer - Noise Killer
    03 - Mooer - Rage Machine
    04 - Fulltone OCD
    05 - Fulltone Full-drive3
    06 - Electro Harmonix - Holystain
    07 - Electro Harmonix - Metal Muff
    08 - Electro Harmonix - Talking Machine  (envelope filter)
    09 - VOX - Big  Bad  Wah
    10 - VOX - Ice 9
    11 - VOX - Satchurator
    12 - Marshall - Regenerator
    13 - Marshall - Reflector
    14 - Marshall - Jackhammer
    15 - Marshall - Compressor
    16 - Boss - Giga Delay DD-20
    17 - Boss Volume - FV 500-L
    18 - Wampler - Hot Wired
    19 - Wampler - Plexi-Drive
    20 - Wampler - Plextortion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, tudo bem?

      "Putz Grill Low"! Que monte de pedais de distorção você tem! (Risos)

      Olha... primeiramente, você tem pedais de drive suficientes para montar uns 3 pedalboards no mínimo. Alguns são repetitivos, ainda que cada um tenha seu timbre próprio, na prática eles fazem a mesma função.

      Por exemplo, o Plexi Drive simula o amplificador Marshall Plexi (como o próprio nome diz), que é um amplificador low gain. O Plextortion, simula um Marshall Plexi boostado, com mais ganho, e tem timbre moderno e antigo de Marshall.
      Você também tem o Jackhammer que é um simulador do timbre Marshall de duas posições overdrive/distortion, ou seja, low e high gain. Então, na teoria (pois eu sei que soam diferentes) você tem os 2 Wampler para fazer o mesmo serviço que o Jackhammer. Aí você deve colocar no rig aquela combinação que mais te agradar, os 2 wamplers ou o jackhammer.

      O Wampler Hot Wired, apesar de não ser "marshall-like", tem também esta opção de overdrive/distortion... e é o caso de se pensar em usá-lo ou não.

      Já o Holystain é um multiefeito, com Fuzz/distortion e mais um monte de "parangolê". Isto dificulta o seu uso, a menos que você o trate como um único efeito, não usando os demais. Outro jeito de aproveitá-lo (se você gosta muito dele) é montar o pedalboard tendo ele como referência, instalando os outros a partir dele.

      E a redundância não para por aí, nos overdrives low gain ainda tem mais. Você ainda o OCD e o Fulldrive3, que apesar de terem sons de overdrive diferentes, também se encaixam na mesma categoria, com a diferença de que o Fulldrive é mais indicados para solos, com boost e o OCD é mais tradicional, sendo um coringa. Também low gain, você tem o Ice 9, que apesar de ser um projeto eletrônico novo, tenta reproduzir o drive do Satriani na música Ice 9, que a propósito era um Boss SD-1 (Super Overdrive).

      Então, distorção realmente em propostas diferentes você tem o Satchurator (que é na linha do DS-1 da Boss, com uma distorção mais aguda) e o Metal Muff (apesar que o Rage Machine é na mesma linha). O restante, como eu disse, está muito redundante.

      Feitas estas considerações, vou numerar os pedais do jeito que eu usaria e vou marcar as opções alternativas, ok?

      00- Guitarra
      01- Big Bad Wah
      02- Marshall Compressor (aqui vale experimentar trocar de posição com o Wah e ver qual fica melhor)
      03- Akoustikar
      04- Satchurator (alternativa seria o Holy Stain)
      05- Metal Muff (alternativa seria o Rage Machine)
      05- OCD (alternativa seria o Ice 9)
      06- PlexiDrive (alternativa seriam Jackhammer, Hot Wired ou Plextortion)
      07- Noise Killer (o Holy Stain também poderia vir antes deste noise gate)
      08- Volume FV500 (tem gente que gosta de volume no final de toda a sequência. Tem que experimentar e ver o que fica melhor)
      09- Regenerator (depois deste você pode adicionar o Talking Machine se quiser, tem gente que gosta dele antes dos drives, tem que experimentar)
      10- Giga Delay
      11- Reflector
      12- Amplificador

      Bom, com tantas opções de drive, montar um rig é um verdadeiro quebra-cabeças, se ainda pairar dúvidas, recomendo a leitura (e o vídeo) que meu amigo Raphal Ticle escreveu na Central da Guitarra: http://centraldaguitarra.com/pedais-efeitos-guitarra-ordem-correta/

      Atensiosamente,

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com
      http://www.centraldaguitarra.com
      http://www.learngreekmodes.com

      Excluir
  38. Saudações Elvis
    Seria possível você colocar pra mim em ordem numérica estes pedais abaixo relacionados começando pelo 00 - Guitarra?
    Eu tenho todos eles e gostaria de tê-los no meu setup, mesmo que não  use todos.

    Desde já meus sinceros agradecimentos.

    01 - Mooer - Acoustikar
    02 - Mooer - Noise Killer
    03 - Mooer - Rage Machine
    04 - Fulltone OCD
    05 - Fulltone Full-drive3
    06 - Electro Harmonix - Holystain
    07 - Electro Harmonix - Metal Muff
    08 - Electro Harmonix - Talking Machine  (envelope filter)
    09 - VOX - Big  Bad  Wah
    10 - VOX - Ice 9
    11 - VOX - Satchurator
    12 - Marshall - Regenerator
    13 - Marshall - Reflector
    14 - Marshall - Jackhammer
    15 - Marshall - Compressor
    16 - Boss - Giga Delay DD-20
    17 - Boss Volume - FV 500-L
    18 - Wampler - Hot Wired
    19 - Wampler - Plexi-Drive
    20 - Wampler - Plextortion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi no comentário anterior.

      Abraço e Boas Festas!

      Elvis Almeida

      Excluir
  39. no meu caso, tenho uma pedaleira e um wahwah a parte.
    a seq seria: guitarra -> wahwah -> equalizador(pedaleira) -> delay(pedaleira) -> simulador amp(pedaleira)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria:

      Guitarra -> wah -> pedaleira - > amplificador.

      A ordem dos efeitos na pedaleira, pode ser esta que você sugeriu, mas o ideal é usar aquela sugerida pelo fabricante. Geralmente, os fabricantes de pedaleiras montam seus presets da seguinte forma: comp -> drive (simulador de amplificador) -> EQ -> Modulações -> Delay/Reverb.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
    2. blz. tava usando o simulador de amp no final da cadeia. vou testar dessa forma q vc sugeriu. vlw

      Excluir
    3. Depois que testar, posta aí o que você achou da mudança.

      Abraço.

      Excluir
  40. Boa tarde amigo, primeiramente parabéns pelo seu trabalho!
    Minha dúvida é a seguinte, tenho um set de pedais que uso na minha banda mas tbm toco na igreja e lá não tem amp e nem pode usar então eu levo minha digitech rp1000 pra simular amp ligada direto na mesa, mas eu estou vendendo ela e comprei o pedal Amp Similator da NIG(ainda não chegou). Qual seria a ordem dele no meu set de pedais pra poder usar só pra dar qualidade na mesa msm? Seria por último no set? Vou usar ele configurado no fender clean mesmo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a função que você deseja usar (substituir um amplificador usando-o como Direct Box ativa) o ideal é deixá-lo por último como se fosse um amplificador mesmo.

      Abraço.

      Elvis Almeida

      Excluir
  41. Elvis, muito bom seu tópico.
    Tenho a seguinte dúvida: Possuo 3 pedais de over/distor: Behringer VT999 um Joyo hot plex(simula um plexy/jcm) e um joyo us dream(cópia do surh rit). O us dream é um pedal de distorção extrema e deixo por ultimo, mas a duvida fica entre o plexi e o vt999. Estou deixando o VT999 em primeiro por aparentar sem um pouco mais fraço que o plexi. Pode me dar uma opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você vai usar somente um de cada vez, a diferença de posicionamento muda pouco o som (eventual diferença no timbre, neste caso, seria pelos diferentes tipos de bypass).

      Se você vai combinar os sons, vai depender muito de como cada pedal será usado... se é como "booster de ganho" ou "booster de volume".
      Para usar uma distorção como booster de volume, p. ex., você deve colocá-lo depois da distorção principal, com o controle de drive no mínimo e com o volume/level mais alto que o primeiro pedal. Aí quando você aciona o pedal o som dá um up de volume, e dependendo dos ajustes de equalização também dá uma destacada na hora dos solos.

      Se você quer combinar distorções para ficar ainda mais high gain, aí a situação é diferente... não há bem uma regra, você deve testar as posições dos pedais para verificar qual fica melhor de acordo com seu gosto. O resultado varia muito de um pedal para outro, não dá pra opinar qual posição fica melhor, pois nunca testei os outros 2 pedais (Hot Plex e Us Dream).

      Espero ter ajudado.

      Atensiosamente,

      Elvis Almeida
      http://www.elvisalmeida.com
      http://www.centraldaguitarra.com
      http://www.learngreekmodes.com

      Excluir
  42. Olá,
    Parabéns pelo site. Gostaria de saber se tem como ligar uma pedaleira tipo POD HD 500 em um amp tipo Fender Frontman 25R, sendo que a única entrada do amp é o input da guitarra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ligando no input mesmo amigo.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
  43. Ola Elvis! Primeiro, parabens pelo site. tenho acessado ele direto nas ultimas semanas.

    Elvis, toco ha bastante tempo porem sou bastante criticado no quesito equalização e na questão do volume dos solos. Lendo bastante, vi que talvez comprar um pedal de boost de volume possa resolver meu problema.

    Te digo meu set atual: Fender fm212r - nano chorus Electro harmonix, cr baby dunlop, zoom 2100. Devo colocar o chorus no loop do amp? e sobre o boost, eu gostaria de usar a distorção do amp, para impulsionar o volume eu coloco esse pedal no input ou junto do chorus no loop? pensei em usar a zoom 2100 (na qual nao uso as distorçoes) como um patch zerado so com o level alto para boost mas ela nao é true bypass realmente. As vezes nem uso ela pois tem estragado o som.

    Abraço e obg pela atençao

    Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgan, tudo bem?
      Que bom que gostou do site.

      Vamos às suas dúvidas:

      1) Se você quer um boost de volume, usar a zoom no loop não é uma boa opção. Para usar boost de volume ele tem que ser colocado depois das distorções, e se você deseja usar o drive do amp, tem que ser no loop. Para tal, o ideal é usar um MXR Microamp para fazer esta função.

      2) Esta Zoom 2100, se não me engano é a sucessora da 1010. Ela nunca foi um multiefeito top. No seu lugar eu aposentaria ela e compraria alguns pedais de drive, como o SD1 Superoverdrive da Boss, o Crunch da EFX (handmade) e um clean boost que pode ser o MXR ou um clone dele, como disse acima.

      3) Quanto à posição do chorus, eu gosto de usar antes dos drives, mas tem gente que gosta depois. O ideal é você testar e ver qual vai te dar o timbre desejado.

      Se quiser saber mais sobre boosters, leia este artigo:
      http://www.centraldorock.com.br/2011/06/pedais-de-boost-boosters-como-funcionam.html

      Se quiser saber mais sobre a ordem dos pedais, também recomendo o artigo do meu amigo Raphael Ticle:
      http://centraldaguitarra.com/pedais-efeitos-guitarra-ordem-correta/

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida
      http://www.elvi

      salmeida.com

      http://www

      .centraldaguitarra.com

      http://www.l

      earngreekmodes.com

      Excluir
  44. Elvis Boa noite estou com umas duvidas aqui no meu set gostaria de saber se vc poderia me ajudar
    estou com os seguintes pedais aqui montando o set COMPRESSOR, AFINADOR, ACOUSTIC MODELER, TREMOLO, CHORUS, WAHWAH, OVERDRIVE, DISTORÇÃO, EQUALIZER, SUPER SHIFTER, DELAY, FLANGER, NOISE REDUCER
    gostaria de saber qual a melhor ordem pra montar o set
    e o noise reducer ele tem além da entrada de in e out
    o send Return
    vi algumas pessoas falando de fazer um ligação por lá
    minhas duvidas maiores são o modulador acustico
    e o super shifter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, tudo bem?

      Acoustic Modeler e Super Shifter ficam melhores no início, logo depois do wah-wah. Depois pode ser o compressor. O Noise reducer fica legal depois dos drives. O Afinador pode ser encaixado em diversas posições (primeiro pedal, antes do simulador acustico, mas sempre antes de qualquer modulação ou drive).
      Equalizador fica legal depois dos drives também, ou logo após o Noise Reducer.
      Eu gosto das modulações (Flanger e Chorus) antes do Drive... tem gente que gosta depois. Aí é de gosto.

      Eu faria assim:

      Guitarra -> Afinador -> Wah-wah -> Acoustic Modeler -> Compressor -> Super Shifter -> Flanger -> Chorus -> Distortion -> Overdrive -> Noise Reducer -> Equalizer -> Delay -> Amplificador.

      A galera que gosta de modulações depois dos drives normalmente deixa assim:

      Guitarra -> Afinador -> Wah-wah -> Acoustic Modeler -> Compressor -> Super Shifter -> Distortion -> Overdrive -> Noise Reducer -> Equalizer -> Flanger -> Chorus -> Delay -> Amplificador.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
    2. obg pelas dicas Elvis fico grato desde já

      Excluir
    3. Esqueci de falar do Tremolo, que ficaria antes do Delay.

      Até a Próxima.

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Estou querendo comprar um amplificador da stagg mas estou na dúvida em qual comprar, o que tem delay está uns 50 reais mais caro do que o sem delay, vale a pena comprar o com delay?

    ResponderExcluir
  47. Olá Elvis,
    Uso a seguinte ordem: wha vox-bad monkey-guvernor2-digitech hot head-efx maximizer- zoom g2.1dm (modulacoes, noise, eq e compressor)

    tenho duas duvidas:
    1. A melhor posição do maximizer. Onde está hj dá um bom gás no som quando ligo ele.
    2. Nao tenho pedal comprestsor entao configurei o compressor na zoom. Aparentemente o som ficou bom, mas será que é necessário eu comprar um compressor para colocar no início do set e desligar o da pedaleira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma ordem correta para o Maximizer (aliás para pedal nenhum - risos).

      Mas ele é um equalizador ativo, o que permite não só atenuar, mas também reforçar frequências.

      Este tipo de pedal costuma funcionar melhor após as distorções ou no final da cadeia como um masterizador.

      Quanto ao compressor, primeiro você deve se perguntar se realmente precisa de um.

      Atualmente, eu só uso compressor quando gravo sem microfone (através de uma DI, ou direto na interface). Nem quando microfono o amplificador eu tenho usado compressão.

      Se você tem certeza que precisa, a posição mais usada para um compressor é no início da cadeia, mas é possível ter bons resultados com compressor no final, como você tem feito através da G2.1.

      A diferença é que no final da cadeia, o compressor tem que ser mais discreto para não atrapalhar.

      É isso aí.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.