Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Internet favorece o surgimento de bandas independentes de Heavy Metal

A Nova Onda do Heavy Mineiro (N.O.H.M.)


 Quem curte Iron Maiden e Judas Priest, conhece o significado da sigla N.W.O.B.H.M. (New Wave of British Heavy Metal). Muita gente não sabe mas nós mineiros vivemos um período bem parecido com aquele vivido na Europa na década de 70.

Foi em meados de 1980, quando um grupo de novos “rockeiros” de Belo Horizonte, curtiam o Heavy Metal de frente a Cogumelo, publicavam fanzines e montavam suas primeiras bandas de metal. Foi nessa época que surgiram bandas como Overdose, Sepultura, Sarcófago, Sextrash, Holocausto, Witch Hammer, Chakal... e muitas outras.

O heavy mineiro desta época era minimalista e extremamente pesado. Riffs simples e poderosos ecoavam pelas “geraes”.

Desta época, a banda que mais se destacou foi Sepultura, não necessariamente porque era a melhor, mas, aquela que tinha maior infra-estrutura e divulgação lá fora. A ausência de um mercado interno auto-sustentável e a dificuldade de divulgar os trabalhos no exterior e realização de turnês internacionais, prejudicou a maioria das bandas que, infelizmente, não tiveram a mesma “sorte” do Sepultura.

Atualmente, estamos vivendo uma espécie de “revival” do Heavy Metal mundo afora. Graças à Internet, bandas outrora esquecidas estão tendo a oportunidade de esparramar seus MP3 pela web e estão conseguindo reconhecimento lá fora.

Bandas recém criadas também estão aproveitando este renascimento do heavy e estão se destacando na rede, divulgando seus shows, videoclipes, músicas e “releases”. Por isso, posso garantir aos leitores que de uns 3 (três) anos pra cá estamos vivendo uma Nova Onda do Heavy Mineiro (na sigla N.O.H.M.). Neste novo ciclo, muitas bandas de qualidade estão surgindo ou ressurgindo.

Fiquem de olho no portal Central do Rock (www.centraldorock.com.br) e acompanhe as novidades do rock pesado mineiro, bem como tudo que se relaciona com este movimento.

Um abraço,


Elvis Almeida
http://www.elvisalmeida.com


PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas na seção COLUNISTAS
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.