Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Entrevista com Ariel Coelho, criador de curso específico para vocalistas de Rock

Você conhece o Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock?

Entrevista com Ariel Coelho, criador de curso específico para vocalistas de Rock
Inicialmente, nós da Central do Rock, gostaríamos de agradecer a participação do Professor Ariel Coelho em nosso portal e desejamos sucesso em seu curso, que, como vocês poderão verificar pela entrevista, é uma grande oportunidade para os vocalistas de Rock.


1- [Central do Rock]: Há quanto tempo você atua como professor de canto?

Prof. Ariel Coelho: Ensino técnica vocal para o canto popular desde 1996 e de lá pra cá tenho ministrado cursos, oficinas, workshops e workshows em diversas cidades brasileiras. Não obstante, deste então tem se deparado com uma enorme lacuna deixada pelas pedagogias vocais tradicionais relativamente à compreensão e ensino das inúmeras técnicas vocais presentes no canto rocker, desde as suas origens. Isso porque a esmagadora maioria dos professores brasileiros de canto e/ou técnica vocal foca suas atividades pedagógicas exclusivamente no ensino das técnicas utilizadas e desenvolvidas para o canto erudito e suas derivações; e os que se aventuram no ensino das técnicas vocais aplicadas ao canto popular, ou por desconhecimento, ou por falta de preparo mesmo, subestimam as técnicas vocais aplicadas ao rock e seus subgêneros. Não é de surpreender, pois, que encontremos em todo o país, não mais do que meia dúzia de profissionais razoavelmente instruídos em pedagogia vocal rocker. E antes que alguém alarde conhecer vários e vários professores que ensinam técnicas para se cantar rock no Brasil, cabe chamar a atenção para a crucial diferença entre o "professor que canta/ensina" e o "professor que ensina/canta/ensina". Ou seja, uma coisa é ter como professor(a) um(a) bom(a) cantor(a) que lá pelas tantas resolveu passar adiante "as suas técnicas", encarnando aí a figura de professor; outra bem diferente é termos como professor(a) um profissional da pedagogia vocal efetivamente, que além de contínua lapidação didático-pedagógica (formação acadêmica continuada), busca na prática do seu canto e docência o aprimoramento constante de sua metodologia de ensino (campo experimental). No primeiro caso, não se ultrapassa o campo da empiria, onde o grau de adequação das técnicas ensinadas está estritamente relacionado ao perfil vocal do aluno e, não obstante, o grau de eficácia didático-pedagógica do cantor/professor está diretamente relacionado ao seu nível de desenvolvimento proprioceptivo.

"O curso regular está organizado em ciclos (básico, intermediário e avançado), cada qual com sua média de tempo (coisa de meses), mas no fundo isso depende quase que exclusivamente do empenho do(a) estudante...".

Já no segundo caso, adentramos no campo pedagógico vocal enquanto um saber científico, com todos os seus nuances e matizes teórico-metodológicos. E cabe ressaltar também que a situação é ainda mais agravada pelo fato de que o acesso no Brasil ao processo de ensino-aprendizagem vocal rocker é bastante restrito, seja por falta de recursos financeiros para se adquirir material ou para estudar noutras cidades ou mesmo estados da federação, seja pela falta de profissionais preparados para o ensino de tais técnicas.


2- [Central do Rock]: Especificamente quanto ao curso de técnicas vocais para o Rock, há quanto tempo começou este trabalho?

Prof. Ariel Coelho: Então, ocorre que como resposta a esta enorme lacuna na pedagogia vocal brasileira relativa ao ensino do Canto Popular com todas as suas nuances e matizes (e o rock entra aí), e como disse anteriormente, desde 1996 estou direcionando os meus esforços didático-pedagógicos para essa questão, passando pelos mais avançados estudos científicos em voz profissional cantada, disseminados mundo à fora, desdobrando no esclarecimento da plasticidade fisiológica da voz humana, bem como da constituição antropológica do fenômeno crossover estético-vocal. Como resultado direto dessa jornada, acabei idealizando e criando no ano de 2006 o único curso no mundo cujo corpo teórico-metodológico fora desenvolvido especificamente para o canto rocker, com todas as suas exigências estético-musicais, com as respectivas peculiaridades técnico-vocais (sede em Florianópolis/SC e filiais em Criciúma/SC, Blumenau/SC, São Paulo/SP e Niterói/RJ).


3- [Central do Rock]: As aulas são para iniciantes ou iniciados?

Você conhece o Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock?
Prof. Ariel Coelho: O Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock foi estruturado para dar suporte teórico-prático à todos(as)  os(as) candidatos(as) à rock singers, dos(as) mais iniciantes aos mais experientes, cujo processo de ensino-aprendizagem passa pela problemática dos avanços das ciências vocais e seus desdobramentos na técnica vocal contemporânea, do canto rocker e os seus cuidados específicos, do sistema de contra-apoio laríngeo e suas especificidades (anátomo-fisiologia, funções de cada músculo, técnicas de adução glótica, de selamento glótico e de firmamento glótico), dos esquemas vocais e sua aplicabilidade (compreensão dos diferentes arranjos musculares com seus correspondentes acústicos), do sistema de apoio diafragmático e suas especificidades (anátomo-fisiologia, funções e técnicas específicas), do sistema de fonoarticulação e suas especificidades (anátomo-fisiologia, funções e técnicas específicas) e dos efeitos vocais e suas aplicabilidades (técnicas de vibratos, melismas, yodel, apoggiaturas, drives glóticos, supraglóticos e mistos).


4- [Central do Rock]: Quanto tempo (médio) de aula é necessário para que o vocalista comece a dominar os elementos do canto Rock?

Prof. Ariel Coelho: O curso regular está organizado em ciclos (básico, intermediário e avançado), cada qual com sua média de tempo (coisa de meses), mas no fundo isso depende quase que exclusivamente do empenho do(a) estudante, no sentido mesmo de se aplicar aos/nos treinos para que as condições fisiológicas e memórias musculares específicas dos arranjos musculares trabalhados possam ser devidamente desenvolvidas/fixadas. E sobre ajustes específicos como os drives vocais, é preciso garantir antes o desenvolvimento pleno da propriocepção corporal (passando por todos os elementos básicos da técnica vocal cantada, em todas suas nuances e matizes), do controle pleno do mecanismo de apoio diafragmático (para garantir o nível adequado de pressurização entre os sistemas envolvidos) e do condicionamento muscular laríngeo genérico (para suportar a “carga de trabalho”).


5- [Central do Rock]: Onde e quando são realizados os cursos?

"... a situação é ainda mais agravada pelo fato de que o acesso no Brasil ao processo de ensino-aprendizagem vocal rocker é bastante restrito, seja por falta de recursos financeiros para se adquirir material ou para estudar noutras cidades ou mesmo estados da federação, seja pela falta de profissionais preparados para o ensino de tais técnicas.".

Prof. Ariel Coelho: Além do curso livre regular realizado em Florianópolis/SC, no momento estão sendo realizados cursos modulares de formação básica em técnica vocal rock, nos formatos “semi-intensivo” (Niterói/RJ), “extensivo” (São Paulo/SP, Blumenau/SC e Criciúma/SC), “intensivos” (Fpolis/SC e SP/SP), oficinas temáticas (Criciúma/SC e SP/SP) e workshops (várias cidades).


6- [Central do Rock]: Qual a duração média do curso?

Prof. Ariel Coelho: O curso livre regular realizado em Fpolis/SC tem duração livre; os cursos modulares de formação básica em técnica vocal rock, nos formatos “semi-intensivo” duram 05 meses; e no “extensivo” duram 10 meses. Os “intensivos” (conhecidos como ROCK VOICE’s de Inverno e de Verão) duram em média 03 dias. As oficinas temáticas e workshops têm duração média de 03 horas cada.


7- [Central do Rock]: Existe a modalidade de curso online? Se não houver, tem previsão para quando irá começar?

 Prof. Ariel Coelho: Desde 2010 o curso livre regular (aulas individuais) é realizado também na modalidade online, lançando mão das mais modernas ferramentas de EAD. E para atender um número maior de rock singers, está programado ainda para 2013 um curso modular de formação básica em técnica vocal rock, no formato “extensivo”, com duração de 10 meses (10 vagas).


8- [Central do Rock]: É necessário saber ler partitura para participar do curso?

Prof. Ariel Coelho: Não há nenhum pré-requisito para participar do curso, incluindo o domínio da leitura e escrita musical. Basta ter muita vontade de soltar o gogó... hehe!


9- [Central do Rock]: Para se matricular o interessado deve procurar quais canais de contato?

Prof. Ariel Coelho: Para se inscrever ou obter mais infos detalhadas acerca das atividades do Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock, acessar o site:

www.arielcoelho.com.br




PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia entrevistas e releases na seção BANDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.