Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Análise (Review) - Danelectro FAB Metal

Teste do pedal de distorção para guitarra FAB Metal da Danelectro na Central do Rock

Desta vez, escreverei sobre um pedal que me surpreendeu demais, o Danelectro FAB Metal modelo D-3, uma pequena stompbox com um punch de "cair o queixo".

Não subestime este pedal pelo seu preço (em torno de R$ 60,00), que chega a ser mais barato que muito handmade feito em lata de sardinha.

O pedal é montado num gabinete de plástico usinado que lhe confere uma aparencia muito bacana, bem vintage. Mas vintage é só a aparência, pois a distorção produzida por ele é bem moderna, high gain e encorpada.

Há mais de dois anos venho publicando Reviews de pedais e outros equipamentos. Em muitos pedais de overdrive/distortion, tenho me queixado da falta de sensibilidade e compressão para ligados. Isto não ocorre com o FAB Metal, com o controle de Gain no meio (50% ou 12 horas), os ligados já saem firme e com compressão suficiente para solos. Em cerca de 75%, o punch e a compressão deste pedalzinho chega a ser monstruoso, comparando com outros pedais da categoria.

Recentemente publiquei um artigo sobre como escolher um pedal de drive, ao qual remeto o leitor, pois será muito importante para compreender os aspectos analisados aqui. Veja o link:

http://www.centraldorock.com.br/2012/02/dica-como-escolher-seu-pedal-de.html

Remissão feita, vamos a uma análise mais detalhada:

I - Robustez/Durabilidade:
Apesar de ser confeccionado em plástico usinado, sua construção transmite muita confiança. É óbvio que não será tão resistente como se tivesse uma chave DPDT de aço de altíssima qualidade, ou tivesse gabinete de metal, como ocorre com os pedais Marshall. Por isto mesmo, não obterá nota máxima, mas façamos justiça, por R$ 60,00 (sessenta reais) a construção supera as expectativas.

II - Equalização:
Apesar do circuito tonal interferir no timbre mesmo com ajuste em 12 horas, já que não há bypass de equalização, percebe-se que sua equalização fixa é bem puxada para sons mais pesados, concentrando-se em espectros que valorizam o som scooped do Metal. Ajustando a equalização em 12 horas, percebemos um timbre voltado para médios, mas sem exageros. Girando em sentido anti-horário, o timbre tende a ficar bem scooped, "matando os médios" e valorizando os graves e agudos. No sentido horário, o timbre caminha para os médio-agudos e agudos. Apesar da equalização possuir apenas um controle de tone, a atuação do mesmo foi cuidadosamente planejada para dar o máximo de possibilidades dentro do estilo Heavy Metal, é claro. O mínimo ajuste já interfere no resultado. Por isso, recomendo muita paciência na hora de "timbrar".

III - Nível de Distorção/Controle de Ganho:
Neste ponto, esclarece-se que mesmo no mínimo o pedal irá distorcer. O ajuste de ganho não interfere no volume final do pedal, típico de um pedal que não é destinado a ser usado como booster. Seu alto ganho, assim como sua equalização, demonstra sua vocação, qual seja, sons pesados. Seja Heavy, Trash ou Death Metal, o D-3 tem ganho suficiente para levar o som das principais bandas desses estilos.

IV - Definição do Drive:
Não chega a ser um pedal com drive "estratosférico", o famosíssimo Metal Zone distorce muito mais. Mas mesmo com drive bastante high gain, com os ajustes certos do pedal e do amplificador, a clareza da distorção é digna de nota, sem deixar o som muito abelhudo ou irritante. Assisti diversos vídeos na Internet com este pedal, e parece até outro. Nos vídeos o som é estridente e cansativo, lembrando um "enxame de abelhas". Creio que tudo é uma questão do amplificador e sua equalização. Amplificadores com altofalantes menores tendem a produzir um som mais agudo e estridente. Quanto ao ruído, não posso dizer que seja ultrasilencioso, mas também não é barulhento. Para mim só incomodou com o ganho (Drive) no máximo, e mesmo assim, somente ao parar de tocar. Durante a performance, sequer dá pra perceber. Ou seja, está dentro da normalidade para um pedal distortion focado em sons pesados.

V - Resposta e Granulação do Drive:
A resposta do pedal é muito rápida, o que facilita bastante para riffs rápidos e pesados. Quanto à granulação derivada da clipagem da onda, é rápida o suficiente para ter uma resposta legal, porém é recomendável muito cuidado na equalização para não deixá-la abelhuda, pois está longe de uma granulação de um overdrive low gain.

VI - Equipamentos utilizados:
Para os testes, utilizei meu amplificador 100% valvulado Black Cat Bone da Tubeamps ligado numa caixa Landscape SPDT-112 e também um combo transistorizado Hughes & Kettner. Em ambos o resultado foi bem parecido, exceto quanto à equalização e harmônicos, distintas em cada amplificador. Utilizei também as guitarras Les Paul, Explorer e Axis da Strinberg, todas com captadores duplos, o que ajuda a obter mais ganho. Mas creio que numa Strato seu ganho também será forte, porém mais propenso a ruído.


Pra quem é destinado (recomendado)?

Se você quer timbres clássicos, com saturações leves à médias... quer uma distorção com muita dinâmica e baixa compressão, para valorizar sua expressão quando palheta com mais ou menos força, FUJA DESTE PEDAL!!! (Risos).

Tanto a cor do pedal, como seu nome, não deixam dúvida que o equipamento é destinado para o guitarrista de Heavy Metal e afins, que gosta de muita compressão e ganho. O fabricante foi honestíssimo neste sentido.

Desta forma, no quesito versatilidade, sua atuação é exclusivamente para sons pesados. Sua utilização como booster também é limitada, dá no máximo para combinar seu drive com um crunch do canal limpo do amp, ou com um pedal low gain. Se misturar com outros drives mais fortes, a definição (seu ponto forte) se perderá quase que por completo.

Obviamente, o gosto de cada um é condição sine qua non para a escolha do equipamento, sendo que este, ou qualquer outro Review, serve apenas como um norte para o guitarrista. Mas pode-se afirmar com convicção de que é um pedal recomendadíssimo para os guitarristas de Heavy ao Death Metal, que não desejam gastar enormes quantias com pedais.


Pontos positivos: o ponto mais positivo deste pedal é o preço. É dificílimo encontrar um pedal high gain, com definição e alta compressão mais barato que o FAB Metal. Isto faz elevar muito seu custo-benefício, que só pode receber nota máxima. O design e tamanho compacto, também é um diferencial.

Pontos negativos: se levarmos em conta o preço tão reduzido, praticamente nenhum dos pontos negativos é digno de nota. A falta de versatilidade é compensada pelo valor baixo, pois lhe sobre dinheiro para mais pedal overdrive com ganho leve para aumentar as possibilidades. O gabinete de plástico também é perdoado pelo preço (se estragar, dá pra comprar outro rápido, sem sacrifícios). Se o pedal durar 1 (um) ano ele se paga e sobra. Mais de um ano é só lucro (risos).


Conclusão:

No geral, o pedal cumpre bem o seu papel e possui excelente custo-benefício. Para mim foi uma ótima surpresa da marca Danelectro, que o mercado brasileiro, sem qualquer razão técnica, infelizmente tem olhado com desconfiança. Lógico que tudo não escapa ao gosto pessoal e da qualidade geral de todo seu equipamento. Não é demais repetir que o pedal é recomendado para Heavy Metal e congêneres, escapando de seu alcance estilos mais leves.

NOTAS (de 1 a 10):

Design/Aparência: 9
Construção/Robustez: 7
Ruído: 7
Controles: 8
Definição/timbre: 9
Sensibilidade/Compressão: 10
Versatilidade: 4
Custo-benefício: 10

MÉDIA/NOTA FINAL: 8,0

PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)

Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique em 6,0 até 7,9 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e com pontuação de 8,0 em diante, poderá ser classificado como de uso profissional.


Um abraço!


Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com

PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

6 comentários:

  1. cara voce q possui o pedal ou pelo menos ja testou, eu posso tocar metallica e black sabbath bem tranquilo, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra tocar tranquilo, apesar deste pedal ter ganho de sobra para heavy e thash dos anos 80.

      Também tem que tomar muito cuidado com a regulagem, pois ele tem um timbre bem abelhudo.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir
    2. Troquei ontem numa loja meu PH9 Behringer + AW BlackSnake pelo Danelectro FAB Metal... pgt pro ajudante q queria um pedal de ganho extremo, foi qdo bati o olho na seção do Danelectro vi esse FAB Metal na ultima fila, peguei ele no ato pra testar, o dono me disse q ele era o mais nervoso dos compactos, superava até o Turbo Distortion da Boss da prateleira ou os vários Distortions Behringers lá... ao tocar constatei oq ele disse, o pedal é high gain puro msm, levei-o sem pensar.

      Não me arrependo nem um pouco, pois o propósito era pegar uma distorção high gain voltada só pra metal extremo. Se eu precisar de versatilidd eu uso meu V-Tone GDi21.

      Show de bola esse Metal FAB!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua explicação sobre o pedal,parabens.pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um ha 2 anos embuma lata de sardinha e todo mundo pergunta que pedal e esse, autos timbre com amp transistorizados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.