Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Análise (Review) - EFX Hot Box - Handmade

Teste do pedal de distorção para guitarra totalmente valvulado na Central do Rock
Caros amigos,

Desta vez, analisarei o pedal valvulado handmade Hot Box fabricado pela EFX Pedais.

Sobre a EFX e Eugênio (handmaker e proprietário), gostaria de destacar inicialmente que a negociação foi super transparente e tranquila. Produto chegou dentro do prazo e muito bem embalado.

Quanto ao equipamento, as primeiras impressões que tive do pedal foram:

I- Robusto (apesar das válvulas expostas);
II- Dimensões e disposição das chaves bem planejadas.

Quanto ao som, ligando no meu amplificador Black Cat Bone da Tubeamps, com o ganho no máximo o som embolou um pouco. Talvez isto tenha acontecido, pelo fato das válvulas do preamp do BCB já trabalharem sem folga. Ligando em um transistorizado Hughes & Kettner, o pedal comportou-se diferente e mesmo com o ganho no máximo, ficou claro e definido.

A quantidade de ganho, que produziu um timbre mais aveludado e orgânico, foi ajustado em 50%. Opa… e pra quem gosta de um timbre mais pesado?

No meu equipamento a combinação que deu um som pesadíssimo, foi adicionar um crunch mais forte no amplificador (no caso do BCB em torno de 60%) aos 50% de ganho do pedal. Ficou animal!!!

Quanto ao Clean, é uma pena ele não sofrer os efeitos da equalização (grave e agudo), pois aumentaria as possibilidades de configuração. Entretanto, ele possui um timbre bastante brilhante que lembra um pouco um Blackface. Usando o Clean do pedal com mais ganho, serviu também como um excelente boost para meu amplificador.

O leitor deve estar questionando: dá pra tocar AC/DC, Iron Maiden, Metallica?
É claro que sim. Obviamente o resultado irá variar um pouco de um equipamento para outro, mas em geral seu ganho é suficiente para estilos clássicos e modernos. É importante salientar que não é um pedal com ganho estratosférico. Para tocar estilos extremamente pesados será necessário combinar com drives externos como expliquei acima.

Concluindo, é um pedal recomendadíssimo para quem curte uma pegada mais vintage, porém não abre mão de um ganhozinho a mais. Pra quem busca versatilidade e gosta de fazer combinações com outros drives (de pedais ou do amplificador) é uma preciosa ferramenta. No meu caso, foi como se eu transformasse meu amp (que só tem um canal) em 3 canais valvulados com diversas variações (Clean/Crunch – Hot Box desligado; Clean/Crunch vigoroso – com o clean do pedal ativado; Drive/High Gain – com o canal hot do pedal ativado sozinho ou com crunch do amp).

Pontos positivos: o ponto mais positivo deste pedal é a versatilidade, pois, afinal são dois canais valvulados. O preço (R$ 420,00) também é muito bom, principalmente comparando com V-Twin e Dr. Drive (principais concorrentes de dois canais). Os controles de equalização do canal Hot também contribuem para a versatilidade. Imagine só se ainda tivesse um controle de médios! O baixíssimo nível de ruído, também é outro ponto positivo importante. A otimização da distribuição das chaves e e controles, permitindo uma apresentação compacta para um pedal valvulado de dois canais, também é um destaque positivo.

Pontos negativos: este pedal é uma réplica do original feito pela Matchless com algumas melhorias. Fica a sugestão para a EFX projetar uma mod que fizesse o canal Clean passar pela equalização, tal qual o canal Hot (Drive). As válvulas expostas dá um efeito visual interessante, mas expõe ao risco de quebrá-las no transporte, apesar de todo o restante transparecer muita robustez. Se não fosse isso, seria nota 10 neste quesito.

No geral, o pedal cumpre bem o seu papel é possui ótimo custo-benefício. Lógico que tudo depende do seu gosto pessoal e da qualidade geral de seu equipamento.

NOTAS (de 1 a 10):

Design/Aparência: 8
Construção/Robustez: 8
Ruído: 9
Controles: 9
Definição/timbre: 9
Sensibilidade: 9
Versatilidade: 10
Custo-benefício: 9

MÉDIA/NOTA FINAL: 8,88

PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)

Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique acima de 6 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e acima de 8 poderá ser classificado como de uso profissional.


Um abraço!


Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com


PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.