Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como escolher seu pedal de distorção... siga as dicas de Elvis Almeida para aprender a comprar melhor

pedal pedais de efeito guitarra online dica dicas como comprar efeitos elvis almeida central rock heavy metal overdrive distortion distorção booster review analise sugestão set setup rig
Frequentemente, amigos, alunos e leitores me perguntam: "qual o melhor pedal de distorção"?

Quase sempre eu sempre respondo que "é aquele que você gosta", ou às vezes, "é aquele que você tem" (risos).

Ocorre que não existe o melhor. A escolha de um pedal envolve uma enorme quantidade de requisitos objetivos e subjetivos, que variam de acordo com o estilo musical e gosto do guitarrista.

Nestas duas décadas em que toco guitarra, mudei muito de opinião quanto ao timbre ideal. Por último, cheguei à conclusão de que gosto da maioria dos pedais, para não dizer todos. Cada um tem seu "colorido".

Como é economicamente inviável ter todos... criei algumas regrinhas para me ajudar a escolher, considerando o som que estou buscando no momento

A propósito, quando falo pedal, me refiro às stompboxes, ou seja, efeitos individuais ou no máximo a junção de alguns. Os multiefeitos são um caso à parte. Apesar de muitos pontos coincidirem, outros são mais específicos.

Vamos lá:

I - Robustez/Durabilidade;
Um pedal frágil e que não transmita confiança, de cara é descartado da minha lista. Um equipamento, para ser usado profissionalmente tem que suportar o uso intenso, pois, na estrada ele estará sujeito a todo tipo de intempérie.

II - Equalização Fixa;
Apesar da maioria dos pedais de distorção, possuírem ajustes de equalização, existe uma etapa do circuito, que determina a vocação timbrística do efeito. Normalmente são capacitores e resistores fixos situados no primeiro estágio da stompbox, que define se ele terá mais presença de graves, médios ou agudos. É por isso que mesmo, possuindo os mesmos controles, percebemos que certos modelos possuem mais graves, agudos que outros... etc. É importante salientar, que aqui o gosto pessoal, ou o estilo musical que pretende reproduzir são fundamentais para te orientar na escolha. Para decidir, costumo colocar os controles de equalização em 12 horas (tanto do pedal, quanto do amplificador), para interferir o mínimo possível no timbre. Obviamente, mesmo com os controles em 12 horas, a equalização ainda atua no timbre, pois não há bypass do circuito tonal.

III - Equalização Ajustável;
Os controles de equalização (normalmente Tone, Graves, Médios, Agudos... etc.) são posicionados no último estágio do pedal, ou imediatamente antes o último estágio. Costuma me influenciar na compra, tanto a quantidade de controles, quanto a atuação deles na variação timbrística. Neste ponto, o teste que costumo fazer é ir ajustando os controles de equalização um a um, depois combinando um com o outro, prestando a atenção nas possibilidades de configuração e versatilidade que o pedal irá me oferecer.

IV - Nível de Distorção/Controle de Ganho;
Neste ponto, costumo verificar a quantidade de distorção nos níveis mínimos e máximos do controle de drive (ou gain). O ideal é verificar se no mínimo o som fica limpo, se dá um crunch... etc. Dependendo do que você busca, será mais recomendável um ou outro tipo. No máximo, você deve perguntar se a quantidade de drive lhe é satisfatória, se tem o punch, dinâmica, compressão e sensibilidade que você está buscando. Tem pedais que ao aumentar o ganho, o volume final também aumenta. Outros pedais, o ajuste de volume é unicamente no level (output, master... etc.). Se você é daqueles que ajusta o ganho em níveis diferentes a cada música, a variação de volume pode ser um problema. Do contrário se deixa o ganho (drive) fixo, não haverá nenhum incômodo. Para quem deseja usar o pedal como boost, a variação de volume no ganho pode ser até um recurso interessante.

V - Definição do Drive;
Existem pedais com ganho "estratosférico", mas que embolam bastante o som nos níveis mais altos. Eu busco conciliar os dois requisitos, ganho e punch elevados, sem abrir mão da definição.

 VI - Resposta e Clipagem da Onda;
Tem pedais que possuem uma resposta mais rápida, outros mais lenta. Para cada estilo musical, um tipo é desejável. Quanto à clipagem, há distorções que a onda fica tão quadrada que nos dá a sensação de que há uma velocidade maior... são como asas de abelha (risos), ou seja, muito rápidas. Em outras a velocidade parece ser lenta, quando a clipagem é mais discreta. Eu costumo fazer uma analogia com o som de um copo de alumínio cheio de areia. Quando maior os grãos, mais grave e lento será o som. Quanto menor, será mais rápido e agudo. Por causa disso, eu também chamo a clipagem de "granulação" da distorção. Atualmente eu gosto mais de drives mais granulados. Obviamente, isto é muito pessoal. Cada guitarrista terá suas preferências, sem falar também no estilo que se busca reproduzir.

Concluindo, eu utilizo estes parâmetros para escolher qualquer pedal de distorção, seja valvulado ou transistorizado. É importante lembrar, que não se tratam de regras absolutas e que você deverá adaptá-las às suas preferências e necessidades.

Na verdade, tudo não passa de um roteiro para orientar sua escolha, mas nunca para lhe prender, até porque muitos dos requisitos apontados são extremamente subjetivos.

Um abraço e até a próxima.


Elvis Almeida
http://www.elvisalmeida.com



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas e dicas nas seções COLUNISTAS e DICAS IMPORTANTES
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.