Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quarta-feira, 7 de março de 2012

Análise (Review) - Shred Amp 1.0 - Plugin VST para guitarra - Simulador de Amplificadores e Caixas (Gabinetes)

Teste do plugin VST para guitarra Shred Amp da Acme Bar Gig
Tela do Plugin Shred Amp 1.0
Quando experimentei pela primeira vez um plugin VST para guitarra há uns 10 (dez) anos atrás, duas coisas me irritaram. A primeira foi o som artificial, a segunda foi a latência, que trata-se do atraso entre o que é reproduzido pela placa de som e o que é executado no instrumento.

De lá pra cá muita coisa mudou. O hardware e respectivos drivers evoluíram, sendo facilmente encontrados no mercado produtos com ótimo desempenho a preços acessíveis.

Atualmente, existem inúmeros plugins VST (simuladores de efeitos e amplificadores) que possuem baixa latência, permitindo ao músico executar e ouvir a simulação com defasagem imperceptível ou inexistente. A qualidade das simulações evoluiu bastante, decorrente da escalada geométrica da tecnologia de processamento e capacidade/velocidade dos microcomputadores, o que permitiu o uso de algorítimos cada vez mais complexos.

Pode ser que os simuladores jamais consigam se igualar ao uso dos equipamentos verdadeiros, mas o cenário atual dispõe de softwares que possibilitam um certo conforto para gravar, ouvir e executar.

Mais especificamente quanto à guitarra, fiquei surpreendido com simplicidade de uso e baixa latência do plugin Shred Amp 1.0.

A maior e melhor surpresa foi o preço, qual seja, zero. Isto mesmo, este software é totalmente free e pode ser baixado direto no site do desenvolvedor:

http://www.acmebargig.com/product/shred/

Infelizmente, ele não possui a versão stand-alone como seus concorrentes pagos, sendo possível usá-lo somente em conjunto com um software de gravação ou multipista compatível com plugins VST. Mas isto não é problema, pois atualmente todos os softwares DAW do mercado aceitam plugins e a grande maioria é compatível com o Shred Amp 1.0.

Para utilizar o Shred Amp, basta armar a track para a gravação, aplicar o FX à pista e ativar o monitoramento para ouvir o som da guitarra com a simulação de amplificadores. Só aperte REC se quiser (ou precisar).

Ao editar o FX, você consegue selecionar e editar o head de guitarra (são seis modelos), alguns efeitos, tamanho e formato da sala de gravação, microfone, caixa e falantes... etc.

Honestamente, os concorrentes pagos possuem muito mais opções de amplificadores e efeitos, mas o Shred Amp destaca-se por possuir aquilo que é essencial para a maioria dos estilos musicais.

A qualidade geral das simulações também impressiona e aliado à forma intuitiva configurar, facilita bastante na hora de achar o timbre desejado.

Requisitos Mínimos do Sistema:

Processador Pentium 4 Single Core 3GHz
1GB RAM
100MB de espaço em disco
Windows XP SP3
Placa de Som WDM com ASIO4ALL, ou uma placa de som com Driver ASIO proprietário de baixa latência.

Para quem é recomendado?

Em geral para todos os entusiastas que adoram novas tecnologias e formas de produzir o som da guitarra. Também é recomendado para aqueles que desejam ou necessitam de um simulador de amplificadores para guitarra legalizado instalado no computador, sem abrir mão da funcionalidade. Ideal para pequenos estúdios e pré-produção, pois é muito mais prático trocar heads e microfones virtualmente, que de verdade. Aliás, não é qualquer estúdio que tem disponível seis amplificadores valvulados diferentes para gravações.

Pontos positivos:
Preço zero (risos), o que implica no maior e melhor custo-benefício da categoria. Facilidade de operação. Estabilidade, pois testei exaustivamente por mais de 2 (dois) meses no meu laptop que não é lá essas coisas e sequer travou. Boa variedade de timbres.

Pontos negativos:
Significativo, posso elencar apenas um, que é o fato de não possuir uma interface stand-alone. Nem todo mundo deseja gravar, e boa parte dos usuários irá preferir usá-lo para estudo. Se tivesse uma interface independente só para ouvir o plugin funcionando seria perfeito. Obviamente, por ser um software gratuito, ele supera em muito as expectativas.

Desta vez não vou publicar as notas. Até porque só seria justa a comparação do Shred Amp com outro concorrente também gratuito.

Post Scriptum:
Atualização (13/08/2013) - Infelizmente a empresa que distribuía este produto retirou-o de circulação e não é mais possível baixá-lo. Ainda é possível encontrar outros produtos gratuitos no site deles, que também são interessantes.


Um abraço e até a próxima.


Elvis Almeida
Guitarrista - Endorsee Strinberg
http://www.elvisalmeida.com



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

2 comentários:

  1. Olá amigo. Gostaria de saber se o Shred Amp é compatível com o Cubase 5.1. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testei no Cubase 4 LE e funcionou.

      Creio que é compatível com qualquer DAW que suporte plugins VST.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.