Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Este som maravilhoso que vem da guitarra.... (Parte 1) - Como funciona? Entenda melhor o instrumento na Central do Rock - por Elvis Almeida



Índice com todos os artigos da série sobre o timbre da guitarra


Aprofunde-se mais no tema, lendo todos os artigos da série:

Parte 1: Introdução - Visão Geral
Parte 2: Conhecendo o Instrumento (Guitarra)
Parte 3: Os Efeitos (pedais, pedaleiras e racks)
Parte 4: Os Amplificadores de Guitarra



central do rock elvis almeida funcionamento guitarra construção do que é feito madeira timbre perfeito captadores cordas cremoso limpo distorcido como funciona a guitarra elétrica dicas importantes GAS

Como é produzido o som da guitarra?

Visão Geral


Quando começamos a tocar guitarra nos deparamos com um monte de equipamentos chamados “indispensáveis” para nosso setup. A consequência é obvia, desde o início somos contaminados pelo GAS (Gear Acquisition Syndrome) e imediatamente começamos a montar nossa parafernália.
De cara, os mais experientes indicam pedais overdrives, equalizer, chorus, delay, wah-wah... etc. Ocorre que, nem sempre o resultado do nosso Rig é satisfatório. Temos sempre a sensação de que “a galinha do vizinho é mais gorda”.

Comigo, isto já aconteceu várias vezes. Em inúmeras ocasiões, presenciei timbres fantásticos saindo de configurações extremamente simples e baratas, tidas por muitos como equipamento de iniciantes.

Certa vez, durante um ensaio, utilizei um Marshall MG15 combinado com um Behringer V-Tone GDI 21, outro equipamento barato (já o vi sendo negociado por R$ 90,00 novo no Mercado Livre), e tirei um timbre monstruoso para Heavy Metal, com muito peso e definição nas notas.

Mas porque isto acontece?

Entre os motivos mais prováveis encontram-se:

a) A guitarra já oferece um timbre na medida, sem a necessidade de nenhum ajuste adicional;
b) O amplificador é bem projetado, permitindo de forma rápida encontrar um timbre satisfatório;
c) Os pedais (efeitos em geral) produzem aqueles sons que você quer ouvir, com os parâmetros que te interessam.
Então fica a pergunta, é necessário ter equipamentos TOP para conseguir o timbre perfeito?
Antes de respondê-la, é imprescindível respondermos outra pergunta: o que é timbre perfeito?

Neste ponto, entramos na Seara do gosto, da preferência do guitarrista. Isto é completamente individual. Existe uma infinidade de timbres diferentes, desde os mais leves aos mais pesados que são bem definidos.

Já a compreensão do que seja timbre ruim é muito mais fácil: quando o som embola, quando mesmo com volume maior, os solos ficam opacos e escondidos, quando tem excesso de ruído, quando o som que ouvimos lembra uma “caixa de abelha”, estamos diante de um péssimo som de guitarra. O subjetivismo para definir o que é ruim é muito menor do que aquele empregado para definir o que é bom.

Revelado o novo método para aprender a tocar guitarra sem sair de casa Por causa disto, eu considero bons timbres aqueles que ao revés do ruim, possuem:

a) definição das notas – ouve-se claramente cada nota executada na guitarra;
b) boa equalização – consegue-se ajustar a equalização para diversos estilos e possibilidades que não agridem aos ouvidos;
c) ruído dentro da margem tolerável para cada faixa de ganho.

Ocorre que existem uma enorme quantidade de equipamentos no mercado que satisfazem este quesito a custo reduzido. Não necessariamente precisamos que todos os equipamentos de nosso Rig sejam de boutique.

Quanto à tessitura do timbre, mais opaco, mais cremoso, penso que tudo isto se refere ao gosto de cada um. Eventualmente, alguém irá gostar mais de um tipo que de outro. Por exemplo, tem guitarrista que gosta de compressão, outros preferem mais dinâmica, com nítida diferença entre as palhetadas mais fortes e mais fracas.

 Bom, encerramos esta primeira parte, sempre lembrando que em nenhum momento o artigo destina-se nem pretende tratar os temas como verdades absolutas, nem impor minha opinião para o leitor.

O objetivo é passar o que tive de experiência nos 19 (dezenove) anos de guitarra, para que sirva de reflexão ao guitarrista de qualquer nível, para que ele monte seu setup da maneira que ele fique mais satisfeito com os investimentos realizados, seja com que equipamento for.

Na segunda parte abordaremos mais especificamente as características e o funcionamento das guitarras, outra questão importante para definirmos qual instrumento comprar.

Um abraço e até o próximo artigo!


Elvis Almeida
Guitarrista – Endorsee Strinberg
http://www.elvisalmeida.com



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas e dicas nas seções COLUNISTAS e DICAS IMPORTANTES
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.