Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para se entender o thrash metal

O pontapé inicial foi dado com o lançamento do disco Kill'em all do Metallica pela Megaforce Records. A partir daí outras bandas que vinham fazendo um som semelhante foram sendo "descobertas" pelas gravadoras. O thrash metal unia o peso do heavy metal tradicional às levadas aceleradas do hardcore/punk, com uma melodia mais simples e direta, quase falada/berrada. Um som mais pesado e agressivo do que tudo que havia sido feito até então, um reflexo do mundo caótico que circundava a humanidade, atolada em crises econômicas cada vez piores e na ameaça de uma guerra nuclear. O thrash metal teve seu apogeu no final dos anos 80 e início dos 90, mas depois ficou um pouco negligenciado, ofuscado pelo retorno financeiro que as gravadoras obtiveram por outros estilos de som pesado. Mas para nossa sorte o mesmo Metallica, que praticamente tinha inventado o estilo mas andava fazendo discos pífios, resolveu voltar às suas origens e lançou em 2008 o excelente Death Magnetic, que parece estar fazendo borbulhar de novo a cena thrash. O resultado disso foi a apresentação do denominado "Big Four" - as quatro maiores bandas de thrash, a saber: Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth - em sete shows no Sonisphere Festival. Um deles foi transmitido ao vivo pela televisão e internet. Se depender da repercussão causada, o thrash vai estar de novo no topo da lista do metal - lugar da qual ele nunca deveria ter saído. Estão aí quatro clássicos do gênero:
Bonded by blood - ExodusBonded by blood - Exodus
Master of Puppets - MetallicaMaster of Puppets - Metallica
Forbidden evil - ForbiddenForbidden evil - Forbidden
The new order - TestamentThe new order - Testament

Johnny Rivers
Baixista e produtor (nooooooooooosssssssaaa!!!)

Um comentário:

  1. O Johnny é mais um viciado em Thrash igual eu, só que eu curto mais a pegada mais técnica do Megadeth, do que a sequência interminavel de power chords da maioria das outras bandas de thrash, mas isso não significa que não goste também dessas bandas, é apenas preferência, todas são boas. Poxa Rust in peace merecia menção honrosa também.Keep thrashing.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.