Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

sábado, 16 de outubro de 2010

Como reduzir o volume de som no ensaio

 Uma coisa que todo mundo reclama é o volume muito alto que fica no ensaio. Isto é difícil de se consertar por completo pois o que acontece é que o cômodo onde se está funciona como uma caixa acústica, amplificando o som.

Com certeza dentro de um cômodo de ensaio se faz muito mais barulho do que num palco, tanto que no palco é preciso "jogar" bateria nos retornos e até nos sides. Já no ensaio seria preciso abaixar a bateria, mas não há como girar um botão e abaixar o volume da batera.

E não adianta pedir pro baterista tocar mais baixo, porque, primeiro: ele não vai fazer isso; e segundo: se o cara tocar levinho o som fica uma porcaria e rock and roll baterista tem que descer a mão mesmo. Se você quer tocar soft, vai tocar cool jazz! kkkk. Mas a culpa não é só do baterista, baixo e guitarra também tem uma grande parcela de culpa nisto. Quem é que não reclamou do volume do amplificador de um ou de outro?

Uma coisa que parece boba mas que faz uma diferença enorme é a posição que você fica em relação à fonte sonora. Se você ficar de costas para o seu amplificador - o que geralmente todo mundo faz - você não o escuta direito, vai lá e aumenta achando que ele está baixo, só que não está! Os outros caras da banda vão reclamar falando que você está doido, que não precisa aumentar, mas você vai lá e crau! no volume. O ideal é você ficar de FRENTE para o amplificador.

Repito, parece bobo, mas isso faz uma diferença gigantesca! Eu penei para poder resolver esse problema, mas depois que adotamos esse método o som no ensaio melhorou 100%. Procure ficar do lado oposto onde está seu amp, ou seja DE FRENTE pro amp. Vocês vão tocar com muito menos volume além de escutar muito melhor o que estão tocando. E se vocês tiveram seguido a outra dica que eu dei sobre as espumas na parede, o resultado é melhor ainda.

Façam o teste e comprovem. E não se esqueçam: usem sempre protetor para os ouvidos! Perda de audição é irreversível!

Johnny Rivers
Baixista e produtor (nooooooooossssssssssaaaaaaaaaaaa!!!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.