Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

sábado, 14 de abril de 2012

Home Studio - Por onde começar? - Quarta parte - O estudo e treinamento



Índice com todos os artigos da série sobre dicas de estúdio


Aprofunde-se mais no tema, lendo todos os artigos da série:

Parte 1: Introdução - Visão Geral
Parte 2: Hardware (Microfones, Interfaces... etc.)
Parte 3: Softwares, Plugins e Aplicativos
Parte 4: Estudo e treinamento



central do rock elvis almeida dicas importantes home studio ferramentas produção musical
Olá amigos,

estou de volta com a quarta e última parte das dicas para quem pretende montar seu Home Studio, qual seja, o TREINAMENTO.

Calma... isto não quer dizer que não vou escrever sobre o assunto. Simplesmente que a partir destas noções gerais, a abordagem nos próximos artigos será específica sobre este ou aquele equipamento, recurso, software ou técnica de gravação.

Se você seguiu todos os passos dos artigos anteriores você já deve estar planejando providenciar ou comprar:

I- O espaço dedicado e adequado para fazer suas gravações;
II- o computador eficiente para "rodar" os softwares necessários;
III- a interface ou mesa com no mínimo duas entradas XLR;
IV- dois microfones (um dinâmico e outro condensador);
V- Monitores de áudio;
VI- software multipista (também chamado de DAW);
VII- plugins VST e VSTi.

Falta agora outro requisito muito importante, tempo para estudar (risos).

Você precisa achar um tempo na sua agenda para estudar a teoria e principalmente aplicá-la na prática. Sobre o posicionamento dos microfones, por exemplo, só mesmo com muita experimentação conseguimos chegar num resultado ideal e satisfatório. Aliás, é importante destacar que cada instrumento necessita ou merece de uma técnica de micronofação diferente. Não existe uma receita única para gravar microfonando. Os resultados melhoram muito com a experiência.

Estas horas (pode colocar horas nisto) dedicadas para as experimentações também são horas de estudo. Explore o programa DAW também. Recomendo, principalmente, que pesquise bastante os recursos de insert, buses e sends. Eles são fundamentais para o roteamento interno do áudio e muitas técnicas de gravação passam por este recurso. Exemplo: tem hora que é mais vantajoso transformar um track de instrumento virtual (MIDI) em um track de áudio, para aplicação de certos efeitos, e sem o domínio do roteamento do áudio, os resultados podem ser comprometidos.

Portanto, não é perda de tempo ler o manual que acompanha o DAW (mesmo em PDF). Muito pelo contrário, os manuais nos oferecem uma visão geral do programa que é muito útil para quem está começando.

Nos sites dos desenvolvedores do aplicativo, também encontramos muitos tutoriais gratuitos, muitos em vídeo, exemplificando o uso do programa em diversas situações, como gravações de bateria, guitarra, voz, instrumento virtual... etc. Também não é perda de tempo assistir ou ler estes tutoriais, pois eles irão complementar a visão geral dada pelo manual, evitando que você “apanhe” do software no futuro, quando estiver realizando um trabalho de produção.

As videoaulas no You Tube também ajudam muito. Existem muitos profissionais dispostos a ajudar e publicam conteúdo com dicas passo-a-passo de como fazer este ou aquele tipo de gravação. Basta procurar.

As apostilas, costumam ser menos confiáveis, pois muitas vezes são um compilado de ideias diferentes e antagônicas, mas também ajudam, principalmente quando tidas pelo estudante como material complementar.

Mesmo sendo possível estudar sozinho, um curso regular, bem como as oficinas e os workshops tem suas vantagens. Enumerarei algumas:

a) Material didático planejado e conciso;
b) horas dentro de um estúdio sob a orientação de um profissional experiente. Ou seja, aquilo que você levaria uma semana para descobrir sozinho, tem o professor te entregando “de bandeja”;
c) certificação, fundamental para quem pretende tornar-se um produtor musical profissional;
d) troca de ideias e dicas com outros alunos.

Cabe salientar, que o treinamento é talvez a parte mais importante. Tem profissional que consegue “tirar leite de pedra”, melhor dizendo, mesmo com equipamentos tidos como amadores/inferiores, conseguem gravações com qualidade inquestionável. Milagre? Claro que não. Isto se deve ao fato dele ter dedicado muitas horas do seu tempo estudando, pesquisando e aplicando a teoria.

Recomendo até que antes mesmo de sair comprando tudo que precisa para seu Home Studio, que você faça um curso, ou participe de um workshop de produção musical, até mesmo para não desperdiçar seu dinheiro.

Depois de ter uma noção mais apurada do tema você irá comprar melhor, pois gastará seu dinheiro com aquilo que lhe fornecerá o melhor custo-benefício. Analogicamente, é o mesmo que construir um edifício sem um projeto de engenharia. A chance dele cair por deficiência nas estruturas é muito grande.

Se você pretende tornar-se um produtor profissional, invista principalmente nos pilares de qualquer prestação de serviços, os conhecimentos teóricos e práticos.

Um grande abraço e espero que esta série de artigos tenha esclarecido bastante sobre o tema.


Elvis Almeida
Guitarrista – Endorsee Strinberg


PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas e dicas nas seções COLUNISTAS e DICAS IMPORTANTES
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.