Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

domingo, 12 de junho de 2011

Review Pedal SYB-5 Bass Synthesizer da Boss - Contrabaixo

Teste do pedal para baixo Bass Synthesizer da Boss modelo SYB-5 na Central do RockEsse é o pedal mais "doido" que eu conheço, com certeza. Dá pra tirar tantos sons diferentes dessa geringonça que se deixar você pode ficar o dia inteiro "fuçando" no bicho e ainda não se sentir satisfeito. Mas com um pouco de paciência você pode reproduzir tranquilamente o som de um synth bass, por exemplo, e tocar aqueles clássicos dos anos 80, tipo aquela música brega tema do filme Top Gun, que de tão ruim é boa!!! kkk.

Então o que eu vou fazer aqui é tentar explicar um pouco o seu modo de funcionamento. Primeiro, ele conta com duas entradas: a INPUT, que é a entrada normal e a EXP, na qual você pode conectar um pedal de expressão e modificar alguns parâmetros dos efeitos através dele. Ele conta com duas saídas: a saída A, que quando usada sozinha transmite o som com o efeito e a saída B, que quando conectada junto com a primeira torna o pedal estéreo, sendo a A o som com efeito e a B o som do baixo limpo.

Revelado segredo para aprender a tocar baixo sem sair de casa. O primeiro knob da esquerda para a direita possui dois controles: o externo controla o volume do som limpo e o interno o volume do som com efeito.

O segundo knob também é duplo: o externo controla a quantidade de efeito - quanto mais girá-lo para a direita mais "artificial" fica o som. O interno controla o timbre - girando-o para a direita o som fica mais agudo para a esquerda, mais grave.

O terceiro knob pode controlar duas coisas: usando os efeitos 3 e 6 ele controla a velocidade de vibração da onda, nos outros ele controla a velocidade do ataque e a intensidade com que o efeito agirá.

O quarto knob é o seletor dos 10 efeitos presentes nesse pedal "maluco". É difícil descrevê-los aqui pois só escutando mesmo pra você "sentir o drama", mas vou tentar passar alguns dicas. Os efeitos 1 e 4 produzem um timbre sintetizado, meio synth bass e o 2 e 5 produzem o mesmo som acrescentando uma oitava abaixo.

O macete aqui é você usar os efeitos 2 e 5 pra fazer uma linha e ao invés de tocar, por exemplo o mizão, você toca o E da sétima casa da corda A construindo a linha a partir daí, pois a oitava abaixo aí fica mais nítida. A oitava abaixo do mizão é muito grave, então você não terá impacto nenhum, agora, fazendo como eu falei o som fica pesado pra caralho!!!!! kkkk . Não vou descrever os outros efeitos porque senão esse texto vira uma Bíblia! kkk.

Mas o que eu acho mais legal nesse pedal é a função Pitch Hold. Acionando o efeito e pisando novamente logo em seguida segurando o foot, a luzinha do Check passa a piscar, o que faz com que o pedal produza um som contínuo, como as notas graves de um teclado. Eu uso isso, conjuntamente com o Bass Overdrive pra tocar Jump, na introdução e na segunda parte do solo e fica muito legal! O difícil em escrever esse review é que mexendo nos knobs do SYB-5 você pode criar tantos sons diferentes que é impossível enumerá-los. Mas te garanto: você consegue uns timbres que dá pra tocar de Ghostbusters até Like a virgin da Madonna! kkk.

O que eu ressalto aqui é que não dá pra fazer linhas muitas rápidas com ele, pois como o pedal gera uma modificação muito grande na onda sonora, ele pode produzir um ruído entre uma nota e outra ou mesmo não "acionar" o efeito. O macete aqui é você "matar" a nota antes de tocar a próxima, fazendo um mutes com a mão esquerda. Mas vale a pena pois o pedal é muuuuuuito doido mesmo!!! kkk. Abraço.

Compre pedais e pedaleiras no Submarino.com.br

Johnny Rivers
Baixista e produtor (nooooooooooooooosssssaaaaa!!!!!)

P.S: "eu te aposto comcê" que a primeira coisa que você vai tocar vai ser a introdução de Boogie Wonderland!!! Não tem jeito, é quase compulsivo!!! kkkkk.



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.