Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pedais de Boost (Boosters) - Como funcionam? Como utilizar? - Aprenda na Central do Rock

central do rock pedal pedais efeito boost booster guitarra baixo contrabaixo artigo coluna dicas aprender aprenda usar uso como funciona utilizar configuração regulagem regulagens timbre equalização frequência ganho volume overdrive
Escrevi este artigo, pensando em auxiliar aquelas pessoas que sempre ouviram falar na utilização de pedais de boost, mas ainda não viu uma situação prática de uso.

Mas afinal, o que é um Booster?

A palavra vem do verbo to boost que significa impulsionar, aumentar, amplificar, intensificar... etc. Então um booster é um impulsionador, aumentador, amplificador, intensificador e por aí vai.

Na prática, eu nunca usei booster de verdade. Sempre usei uma combinação de overdrives, alguns mais "quentes" e outros mais "frios".

Sem muito esforço, poderíamos classificar os boosters em 3 (três) tipos:

1 - De ganho;
2 - De volume;
3 - De frequência ou equalização.

No dia a dia, muitas vezes precisamos de uma distorção de um tipo para base e outra para solo. Normalmente, quando se coloca muito drive na base, o som fica embolado e difícil de entender. Porém, na maioria dos casos, mais distorção nos solos é desejável, seja por deixar as notas mais destacadas, bem como por aumentar a sensibilidade, compressão e sustentação. (Boost de ganho)

Em alguns momentos, também fica interessante aumentar o volume durante os solos para que o solo também se destaque mais. (Boost de volume)

Outras vezes, a base requer um timbre com menos médios, já o solo, para sobressair quanto aos demais instrumentos, precisa de um pouco mais de frequências médias. (Boost de frequência ou equalização)

A combinação de 2 (dois) drives oferece tudo isto com apenas um clique. Um pedal pode ficar com menos ganho, volume e com uma equalização menos "brilhante". O outro (que será usado como booster) poderá ficar pre-configurado para acrescentar as 3 coisas (ganho, volume, médios, por exemplo). Na hora de solar, é só pisar e pronto, você aumentará o ganho, o volume e também mudará a equalização para dar mais destaque e melhorar a pegada durante os solos.

Quando se compra boosters tradicionais, normalmente eles oferecem uma intensificação de ganho e volume. Existem outros específicos para intensificar a equalização. Assim temos Middle Boosters (p.ex.) que acrescentam médios, outros acrescentam graves e outros agudos.

Exatamente por isso que nunca usei pedais de boost tradicionais, pois teríamos que ter muitos pedais para poder ter uma variedade suficiente de recursos.

Por isso, no final das contas é preferível ter um bom pedal Equalizer a ter vários boosters de frequência. O Equalizer ainda pode oferer o boost de volume, basta ajustar o Level no nível desejado.

Se você não necessita variar a equalização a cada música, desejando somente um leve ganho nos médios, a utilização de um overdrive Low Gain é a mais recomendada. Como disse anteriormente, a vantagem de usar um overdrive é ter todos os tipos de boost num só pedal. Obviamente, não teria as mesmas possibilidades de combinar 2 (dois) boosters ou 1 (um) booster + 1 (um) Equalizer, mas atende o suficiente para incrementar o timbre nas passagens que necessitam de mais destaque.

Alguns guitarristas utilizam outros pedais como boost de volume (o delay seria um ótimo exemplo). Isto é possível quando durante o solo, o guitarrista já iria utilizar o efeito de qualquer jeito. Então ele configura a equalização (quando o pedal tem ajuste de equalização) para alterar o timbre, e aumenta bastante o Level (nível de saída) para subir também o volume. Neste exemplo, numa pisada só, o músico adiciona o delay, o volume e altera a timbragem do instrumento.

É um artifício bastante interessante. Lógico, você fica engessado, só podendo intensificar o sinal junto com o efeito (delay no exemplo dado).

 Outros utilizam o compressor como boost. Com ele será possível aumentar a sensibilidade e sustentação da nota e de quebra, também o volume se o pedal tiver um controle de Level. Alguns compressores também possuem um filtro de equalização, podendo o guitarrista utilizar-se também de um boost de frequência.

Durante estes estes 19 (dezenove) anos que toco guitarra, eu percebi que algumas técnicas são mais eficientes que outras. É claro, que tudo também depende dos pedais utilizados, pois cada modelo e marca tem características próprias.

Como disse no princípio, minha preferência pessoal fica com a combinação de 2 (dois) pedais de drive. Como ainda existe os artíficios de combinar os outros pedais de efeito (compressor, delay... etc.) acho que os pedais exclusivamente feitos para boost têm pouco espacho no meu Rig. Seria um luxo ao qual não me daria o prazer (risos).

No entanto e concluindo, tudo depende muito do gosto pessoal, e também do tipo de som que o guitarrista faz ou irá fazer. O ideal é testar tudo e ver o que fica melhor.

Como diria Bruce Lee, "só se aprende a lutar lutando!"

Um abraço e até a próxima dica.


Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com



PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas e dicas nas seções COLUNISTAS e DICAS IMPORTANTES
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

12 comentários:

  1. Muito bom. Eu também uso 02 dirves, no meu caso um Ts9 antes de um OD2. Mas mesmo assim gosto de usar um Boost ligado todo o tempo, acho que melhora o Timbre em geral, deixa ele mais "gordo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo... que bom que gostou do artigo.

      É isso mesmo, não existe regra, cada músico vai encontrar sua maneira de montar seu timbre. Tem um amigo meu que além dos 2 drives, ainda usa 3 boosters, cada um numa posição e com uma função diferente e fica ótimo o som.

      Um abraço.

      Elvis Almeida

      Excluir
  2. Vlw Elvis, me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  3. Uso um pedal de Eq no return do AMP. \•/

    ResponderExcluir
  4. Amigo, tenho uma duvida.
    Eu usava um compressor como Booster em meus pedais e sempre funcionou bem.
    Mas agora eu tenho o Dr. Drive da Meteoro e uso ele como PréAmp e queria dar um boost na hra do solo, mas não consigo dar o Boost usando o Compressor após o Dr.Drive...
    Vc sabe o motivo??Teria outra solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, deveria funcionar mesmo no Doctor Drive. A propósito, você usa o compressor como booster de volume, certo?

      Mesmo ajustando o nível do output/level do compressor não aumenta o volume?

      Experimente fazer o boost com um outro pedal de overdrive com o ganho no mínimo e level mais alto e veja o que acontece.

      Atenciosamente,

      Elvis Almeida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.