Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Análise (Review) dos pedais Compressores Behringer (CS100 e DC-9)

Teste do pedal compressor Behringer CS100 na Central do Rock
Caros amigos,

Dando sequencia aos "reviews" de pedais e equipamentos em geral, vamos agora falar de dois compressores de preço bastante convidativo, o Dynamics Compressor DC-9 e o Compressor Sustainer CS100, ambos da Behringer.

O Behringer Compressor Sustainer CS100, possui controles semelhantes ao CS-3 da Boss e o DC-9 se assemelha ao MXR DynaComp.

Apesar das semelhanças não são clones dos compressores Boss e MXR. Também não podemos falar em melhorias, pois a Behringer na verdade se propôs a criar pedais com aparência semelhante mas com adaptações do projeto, principalmente para reduzir custos. A impressão que tenho sobre os produtos da marca alemã (o projeto é alemão, mas a indústria/fabricação é chinesa) é que muitas vezes os projetos são bens sucedidos, em outros momentos decepcionam. O V-Tone GDI21, por exemplo, foi uma grata surpresa.

Teste do pedal compressor Behringer DC9 na Central do Rock

Pontos positivos e negativos do CS100: A unidade que eu analisei tinha uma compressão um pouco abafada, porém fiel e com baixíssimo ruído. Porém o controle Attack não fazia efeito algum, não sei se era por defeito do potenciômetro ou defeito de projeto. Outra coisa que incomoda é a construção em plástico que acaba comprometendo um pouco a confiança no equipamento.

Pontos positivos e negativos do DC-9: Esta unidade ao contrário do CS100 possui uma construção em caixa de metal com aspecto bastante "vintage". A chave de acionamento, também em metal, transmite muita confiança ao guitarrista. O som não é tão gordo como o rival MXR, e é um pouco mais estalado também. Tinha tudo para ser perfeito, mas tive desagradáveis surpresas em relação ao ruído do equipamento. Em alguns momentos ele "chia" mais que muitos pedais de distorção. Não sei dizer se é defeito da unidade ou se o problema é no projeto, estou estudando uns MODs para resolver o problema. (Post Scriptum: o problema já foi solucionado pelo autor do artigo e o tutorial também está disponível em: http://www.centraldorock.com.br/2010/11/problema-de-ruido-solucionado-behringer.html).

No geral, poderia concluir que CS100 está muito longe do seu rival Boss CS-3. O DC-9 chegou perto do MXR, mas os ruídos me incomodaram bastante. Como os pedais de compressão são reguladores da amplitude da onda sonora, o ruído acaba sendo um problema constante. Porém a diferença de preço é gritante, o CS100 novo pode ser encontrado à venda por até R$ 90,00. Já o DC-9 custa em torno de R$ 120,00. Diante do preço, dependendo da necessidade do guitarrista, estes compressores acabam valendo a pena, mas não a ponto de poder recomendá-los para uso profissional. Eles quase chegaram lá!

NOTAS (de 1 a 10):

CS100 => Compressor Sustainer
Design/Aparência: 8
Construção/Robustez: 4
Ruído: 9
Controles: 7
Definição do timbre: 8
Qualidade do efeito: 7
Custo-benefício: 9

MÉDIA/NOTA FINAL CS100: 7,42


DC-9 => Dynamics Compressor
Design/Aparência: 9
Construção/Robustez: 10
Ruído: 4
Controles: 7
Definição do timbre: 8
Qualidade do efeito: 8
Custo-benefício: 8

MÉDIA/NOTA FINAL DC-9: 7,71


PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)

Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique acima de 6 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e acima de 8 poderá ser classificado como de uso profissional.


Um abraço!


Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com

PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

6 comentários:

  1. Olá Elvis,
    Os circuitos deste DC-9 da Behringer são SMD?
    Abraço e obrigado pelo site..
    Jose ARnor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar José Arnor.

      Quanto à pergunta, a resposta é sim. O DC9 é construído com SMD.

      Um abraço,

      Elvis Almeida

      Excluir
  2. OLÁ ELVIS....GOSTARIA DE SABER SE TODO PEDAL PODE SER FEITO ESTE ESQUEMA DE ATERRAMENTO PARA SE EVITAR RUÍDOS E CONSEQUENTEMENTE USAR MENOS O NOISE GATE??? ABRAÇO. SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Beto, tudo blz?

      Olha, a maior parte dos pedais (que negativo à massa) já são aterrados. No caso do DC-9, creio que foi um erro do projeto, na fase construção mesmo.

      Percebi que tinha algo errado quando testei a continuidade do negativo com a caixinha de alumínio. Como sabia que o pedal tinha (por projeto) negativo à massa, foi só fazer o aterramento para que a caixinha servisse de blindagem, decorrente do princípio chamado "gaiola de Faraday".

      Portanto, você não deve sair fazendo este tipo de aterramento em todos os pedais sem antes saber que isto é a causa do ruído, por dois motivos:

      I - Se o projeto é "negativo à massa", é bem provável que já tenha vindo aterrado de fábrica, a não ser que haja erro de projeto, ou algum outro motivo para ser desligado do terra (são raros, mas existem);

      II - Se o projeto é "positivo à massa" (muitos pedais de Fuzz são assim), ao fazer a ponte do negativo à carcaça, você irá gerar um curto-circuito que pode danificar o pedal.

      Concluindo... só faça este tipo de correção no DC-9 da Behringer, pois nele a falta de aterramento já foi comprovada como causa do ruído, bem como a modificação já foi devidamente testada. Esta modificação foi feita há 3 anos atrás, desde então este pedal não saiu do meu board e funciona perfeitamente, sem nunca ter apresentado qualquer defeito.

      Um abraço,

      Elvis Almeida

      Excluir
  3. Elvis, vendo o seu review me empolguei em adquirir um DC-9 e fazer o aterramento. Então, vc pode adicionar mais um caso de sucesso. O pedal ficou perfeito!!! Obrigado por compartilhar a dica!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.