Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Análise (Review) do amplificador Marshall MG15CD

Teste do amplificador de guitarra Marshall MG15CD para estudo, ensaios e pequenos showsE aí pessoal, tudo OK?

No último ensaio da minha banda (Trifuse), levei meu setup de "pedaizinhos" e meu amplificador nacional (não vou falar a marca) de 30W RMS. Pra minha decepção total o "ampli" não conseguiu entregar a pressão sonora suficiente para que o som ficasse no volume dos outros intrumentos. Foi quando meu "chapa" Alvimar Black Pills (que também faz parte da banda) me emprestou pra ensaiar seu Marshall MG15CD e tive uma enorme surpresa.

Pra começar, com 50% de volume, ele já tinha pressão sonora para acompanhar os demais instrumentos (e olha que o meu com 30W no último volume não conseguiu). Gostei muito também dos controles de equalização. O cubo apesar de pequeno possui uma equalização bastante eficiente, permitindo controlar muito bem Graves, Médios (Countour) e Agudos.

Mas qual a explicação para que um amplificador de 15W RMS "fale" mais alto que outro de 30W RMS?

As razões podem ser muitas:

a) Projeto eletrônico mais eficiente, permitindo que a entrega do sinal no alto-falante seja mais definida e sem perdas no decorrer do caminho;

b) Falante de melhor qualidade e em equilíbrio com o projeto eletrônico. Isso permite que haja maior fidelidade, como melhor desempenho do alto-falante durante a reprodução do som;

c) Projeto da caixa acústica mais eficiente. Uma caixa acústica bem feita melhora significativamente a performance do amplificador. Quando a caixa é boa, as qualidades da parte eletrônica são valorizadas, dando a impressão de que o equipamento tem mais potência;

d) Ou o equipamento de 30W não era de trinta coisa nenhuma. Às vezes o fabricante está se referindo mais ao consumo de energia que propriamente à potência entregue ao falante. Isto acaba enganando o consumidor, que acredita que está comprando um equipamento suficiente para suas necessidades, e na verdade está levando gato por lebre.

Neste caso concreto, posso afirmar categoricamente que as três primeira hipóteses são verdadeiras ("a", "b" e "c"). O Marshall MG15CD tem melhor projeto acústico, eletrônico e melhor falante (e bota melhor nisso).

Quanto à hipótese "d", só levando meu "nacionalzinho" para um laboratório de eletrônica para fazer os testes necessários. Logicamente não vou perder meu tempo fazendo isso. É mais fácil e barato trocar de amplificador.

Pontos positivos: são muitos. Destacam-se a excelência do alto-falante, que mesmo com apenas 8" (oito polegadas) teve um ótimo desempenho nas frequências mais graves, coisa rara num ampli pequeno. O preço é bastante animador, gira em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais), praticamente o preço de um pedal de alta qualidade.

Pontos negativos: basicamente só encontrei um, a falta de uma entrada para footswitch, de resto só elogios.

No geral, poderia concluir que este amplificador é ideal não só para estudo, mas seu desempenho é suficiente para ensaios, workshops e shows em pequenos ambientes. Recomendadíssimo para ser adquirido como primeiro amplificador, ou para aqueles guitarristas que desejam carregar menos peso (o meu caso) sem abrir mão da qualidade sonora. Portanto, dá pra usar profissionalmente sem nenhum problema. Obviamente não se compara aos cabeçotes valvulados da marca ou de qualquer outra. A nota ficou alta, pois a análise foi feita em comparação com outros amplificadores da mesma categoria, sendo até o momento, o melhor que já testei.

NOTAS (de 1 a 10):

Design/Aparência: 10
Construção/Robustez: 10
Ruído: 10
Controles: 9
Definição timbre: 9
Equalização: 9
Recursos: 7
Custo-benefício: 10

MÉDIA/NOTA FINAL: 9,25

PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)

Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique acima de 6 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e acima de 8 poderá ser classificado como de uso profissional.


Um abraço!


Elvis Almeida
Guitarrista e Professor de Guitarra
www.elvisalmeida.com

PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS

7 comentários:

  1. olá amigo, estou querendo comprar o mesmo amplificador, mas estou em dúvida quanto a voltagem dele, é 230v ou 120v?? aqui em casa, a rede elétrica eh 220v, caso o amplificador for 120v, terei que comprar um transformador, ou um estabilizador de computador serviria?? obrigado. aguardo resposta. abraços

    caso queira me mandar a resposta por email, agradeceria muito: franzoigui_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é fabricado em diversas versões. 120v, 220v.. .etc.

      Entre em contato com o vendedor e verifique as tensões disponíveis.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  2. vou pegar ele no paraguay, será que acho em 220v lá??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber... no PY encontra-se de tudo. Só perguntando o vendedor mesmo.

      Até.

      Elvis Almeida

      Excluir
  3. valeu pela ajuda amigo, abraço!

    ResponderExcluir
  4. ja tenho esse amp e estou pensando em partir para algo mais forte como um Marshall Haze 40Combo o que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marshall Haze não é uma linha das mais bem construídas da marca, mas é um bom amp para quem curte timbres clássicos.

      Trata-se de um amplificador valvulado de uma marca consagrada e portanto, é um produto bem mais caro.

      Se você é fã do timbre Marshall é uma boa.

      Se você está a procura de um amp valvulado de qualidade, e não está se preocupando com a marca, existem muitos handmakers fazendo um trabalho excepcional aqui no Brasil.

      Espero ter ajudado.

      Elvis Almeida

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.