Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ruído? Pedal Noise Gate ou Noise Supressor? Qual comprar?

ruído ruido pedal pedais efeitos noise gate supressor qual comprar como funciona central do rock dica dicas melhor acabar com configurar energia elétrica hum hiss zumbido loop eliminar
Não existe nada mais chato e incômodo que ruído...
não acha?
E aí amigos, tudo em cima?

Ao revés de fazermos um review de um pedal específico, vamos falar das características de 2 (dois) tipos de pedais redutores de ruídos muito famosos (Noise Gate e Noise Supressor).

Principalmente nós guitarristas, graças aos nossos amontoados de pedais, especialmente de distorção, muitas vezes nos deparamos com diversos ruídos no nosso som, sendo as microfonias e zumbidos os mais frequentes. Na guitarra, a causa mais comum de microfonia é quando o captador capta o som que sai do próprio alto-falante criando um "loop" gerando um apito insuportável. Isto é mais comum quando tocamos em locais pequenos (cômodos de ensaio) e nos posicionamos diretamente em frente ao alto-falante, e principalmente, usando distorção, pois o ganho do captador fica maior. É um problema bem mais simples de resolver.

Já os zumbidos não escolhem tamanho do ambiente, e normalmente são provenientes de uma fonte de energia elétrica ruim e/ou de cabos e outras conexões internas dos equipamentos enferrujadas, empoeiradas... etc.

Seja como for só recomendo a aquisição de um pedal redutor de ruídos quando os problemas de energia estiverem totalmente solucionados e os cabos e conexões forem todos de 1ª linha e ainda assim o ruído estiver incomodando. Para você ter uma idéia, ferrugem na chave dos captadores da guitarra podem ocasionar zumbidos constantes e desagradáveis, muito parecidos com uma fonte de energia ruim.

A questão da energia elétrica pode ser resolvida com a aquisição de um Condicionador de Energia, que filtra a corrente elétrica não deixando passar sinais de RF parasitas para seu equipamento de áudio. Você pode também blindar as conexões internas de sua guitarra e dar uma conferida geral nos conectores fêmea do instrumento e de todos seus pedais e amplificadores. Se seu amplificador não oferece ruído quando ligado sem pedais, é provável que seja um dos pedais de seu setup, ou o conjunto deles que esteja criando o zumbido.

Tente isolar qual pedal está gerando o zumbido, ou aquele que provoca a maior quantidade de ruído. Talvez seja defeito do equipamento. Se não for defeito e você gosta muito do efeito a ponto de não querer trocar por outro de outra marca ou similar, chegou a hora de comprar um Noise Gate ou um Noise Supressor!

Como funcionam estes pedais?

 O Noise Gate é um pedal que corta o som totalmente nos volumes mais baixos. Como a maior parte dos ruídos possui o volume mais baixo que o som do instrumento tocando, ao cortar o som nos volumes baixos, você vai escutar um silêncio quase total ao parar de tocar. O problema é que este pedal não irá funcionar quanto à microfonias e quando o ruído estiver tão alto que incomode mesmo quando estiver tocando.

O Noise Supressor é um filtro ativo que corta as frequências indesejadas. Ao contrário do Gate, o Supressor mexe na onda sonora e filtra microfonias sem cortar o volume do instrumento quando não estiver tocando. O problema é que os harmônicos ficam na faixa de frequência dos ruídos, portanto, ele poderá afetar profundamente o timbre do seu instrumento.

Não dá pra dizer qual é o melhor. Você deverá escolher de acordo com suas necessidades particulares. Na minha modesta opinião, quem curte Heavy Metal vai preferir o Noise Gate, mas pra quem curte um som mais leve o Noise Supressor pode ser mais interessante.


Um abraço e até a próxima!

Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com

PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais colunas e dicas nas seções COLUNISTAS e DICAS IMPORTANTES
Você curte equipamentos? Leia nossas análises na seção REVIEWS

20 comentários:

  1. Cara , foram muito boas, não não ,foram ótima as dicas dessa pagina. Me ajudaram e muito na escolha de um desses pedais!!!!Valew mesmo pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, eu estava na duvida de qual pedal iria colocar no set, mas agora o seu texto me ajudou a escolher.

    ResponderExcluir
  3. então eu vou usar o Noise Gate pra tocar Rock N Roll pq usa armonicos e tals..!???

    ResponderExcluir
  4. Quando se fala em harmônicos, não é exclusivamente à técnica dos harmônicos. Acontece que toda nota emitida faz vibrar outras frequências. Exemplo: um LÁ a 440hz, quando tocado, faz ressoar também outras frequências harmônicas. Como o Noise Supressor é um filtro, ou seja, ele corta diversas faixas de frequências (entre elas estãos as frequências harmônicas), o timbre do instrumento muda como se fosse um pedal equalizer, entendeu.

    Então, não é só a técnica de tocar com harmônicos que pode ficar prejudicada, mas o som da guitarra irá perder um pouco de brilho com o Noise Supressor.

    O Noise Gate, não mexe na onda sonora, ele apenas realiza um MUTE nos períodos de silêncio, Por isso recomendo mais ele para sons mais "gordos" e "brilhantes" como o Rock.

    Obviamente, pra galera que curte um som mais opaco o Noise Supressor pode ser muito mais interessante.

    Depende muito do estilo e do gosto.

    Um abraço e obrigado por participar do nosso site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo!
      Me ajudou muito, já que estou iniciando o uso de pedais, fico na dúvida do que usar/comprar, e sua matéria foi de grande ajuda!

      Excluir
  5. o parcero tenho uma gibson tribute com captacao p90 e quando eu ligo o pedal de drive e do ganho no amp ela apita queria saber qual e melhor o noise gate - ou o nose gate supressor ?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por participar amigo.

    O ruído (apito) aparece enquanto você toca ou somente nos momentos em que para de tocar?

    Se o apito não é perceptível enquanto toca o mais indicado seria o Noise Gate.

    Ao revés, se incomoda enquanto toca o Noise Supressor pode ser a solução.

    A propósito, várias são as causas dos apitos. Pode ser a posição em que se encontra em relação aos falantes, ambiente pequeno ou volume muito alto. Ganho exagerado no pedal ou amplificador, defeito ou falta de aterramento... etc.

    Como disse no artigo, só recomendo a compra de um pedal quando todas as possibilidades forem eliminadas.

    Um abraço.

    Elvis Almeida

    ResponderExcluir
  7. Fala amigo blza? Tenho aqui uns pedais handmades q fabriquei, (Purple Plexi, Guvnor, ProcoRat, Chorus CE-2, Tremolo EA e Boost Microamp) os drives quando coloco o ganho chegando no fim pode -se ouvir HUMMMMM, bom, eu imagino q isso seja caracteristico de drive mesmo, mas meu LV100 sem nada ligado, se eu aumento o volume dele passando do 6 (0 a 10) tb tem HUMM, minha fonte é uma Landscape PS8, acho q um noise gate resolveria essa questão certo?

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por participar do nosso portal amigo.

    Primeiro teria que verificar se o seu amp está dando hummm ou hisss. Acontece que o Hiss é normal em amplificadores com ganho médio para alto.

    Agora o humm e apitos normalmente vem de causas como energia ruim, falta de aterramento, pedais de efeito ou até mesmo a própria guitarra.

    Eu uso Noise Gate, pois ele não corta frequências somente volumes.

    Mas como disse no artigo, depende muito do estilo que você toca e também do gosto pessoal.

    Um abraço.

    Elvis Almeida

    ResponderExcluir
  9. Salve Elvis!

    Parabéns pelo post! Tenho um meteoro MGV 30 valvulado, quando ligo o pedal de delay (um axcess) surge o tal do apito que quase me deixa surdo, é insuportável.

    Pode ser problema na chave DPDT do pedal? ou eu que estou tocando com a guitarra com captadors próximos ao alto-falante que está recaptando isto?


    abç,

    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar Matheus.

      Normalmente, os apitos são provenientes de realimentação (loop).

      Nem sempre o loop decorre de posicionar perto do falante. Há outras causas como excesso de ganho, ou defeito em algum equipamento (no caso o seu pedal de delay).

      O ideal é rastrear o problema por eliminação.

      1- toque com a guitarra longe do amplificador e veja se resolve;

      2- verifique se ele apita somente com drive ou no canal limpo também. veja se ele apita em qualquer volume, ou só com volumes altos;

      3- se o MGV30 tiver FX Loop, ligue o delay nele e verifique se dá o mesmo apito;

      4- experimente o pedal em outros amplificadores.

      Se for defeito no pedal ele irá apitar tanto no FX Loop, quanto em outros amplificadores. Também irá apitar em baixos volumes e sem drive, porém sem ser ensurdecedor como em volumes altos e com drive. Isto acontece porque o drive e às vezes o volume eleva muito o ganho.

      Um abraço,

      Elvis Almeida

      Excluir
  10. Bom dia,
    Muito boa a matéria. Estou a procura de um "redutor de ruidos" e pensei no noise gate, mas vendo sua matéria, vi que um condicionador de energia poderia resolver, ai eu pergunto? qual comprar então, pois, pelo preço não achei que tivesse muita diferença e acontece mt ruido quando o volume está alto e ainda mais em palco, se eu tiro a mão, é xieira, se coloco a mão nas cordas, da até pra dormi,rsrs, mas isso ocorre quando junto meu compressor/buster,e drive. No que investir então? Fico no seu aguardo e mt obrigado.
    Ronei
    Lavrinhas SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ronei, tudo blz?

      Bom, este problema que você está relatando parece ser apenas de aterramento.

      Saliente-se também, que é perfeitamente normal o ruído (hum) quando tiramos as mãos das cordas ou partes de metal da guitarra, principalmente com altos ganhos.

      A solução é fazer uma blindagem com um profissional especializado, mas talvez seja um exagero.

      Creio que pro seu caso, o mais interessante seja mesmo um pedal noise gate.

      Até mais.

      Elvis Almeida

      Excluir
  11. Boa noite Elvis!

    Eu tenho uma tele tagima com captação fender custom shop texas. Somente os caps singles já geram um certo ruído (muito leve, mas geram) e eu não toco estilos pesados, uso raramente o overdrive OCD bem leve, mas ainda sim, gera um ruído. Quando eu toco em alguns amps, não há ruído nenhum, em outros há um pouco e quando ligo em placa de som pra gravação tem um pouco mais de ruído. gostaria de saber se seria melhor comprar um ISP decimator ou um outro pedal, qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Roberto.

      Olha como disse no artigo, tem que pensar no que você está realmente precisando. Se o ruido só incomoda nas pausas é melhor pegar um noise gate.

      O Decimator é do estilo do supressor, ou seja, é um filtro ativo. É um excelente pedal, mas antes de comprar é importante também investigar a causa do ruído.

      Você mesmo disse que em alguns amps não há ruído algum. O problema pode ser a energia elétrica ou talvez falta de aterramento.

      Obrigado por participar.

      Elvis Almeida

      Excluir
  12. Po, cara, esse post me deu uma luz. Parabéns! Eu tenho um pedal Distortion DS-101 da Giannini que gera um ruído mto chato. A guitarra limpa não faz nenhum ruído. E eu gosto de usar o pedal com a distorção no máximo, pois toco heavy metal e trash metal. Vc acha que o pedal é de má qualidade ou é o fato de ou usá-lo com a distorção maxima? Eu acho q deveria usar o noise gate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, tudo bem?

      Quanto mais distorção você coloca maior o ganho e consequentemente mais ruído.

      É claro que o projeto do pedal também influencia... é provável que seu pedal não seja muito silencioso.

      Talvez seja melhor você trocar de pedal de distorção, pois é bem provável que sairá mais barato que comprar um noise gate legal.

      Obrigado por participar.

      Elvis Almeida

      Excluir
  13. Campeão para contrabaixo é recomendavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer compressor pra contrabaixo? Depende do som que você faz... às vezes é interessante.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.