Social Icons

                        twitterfacebookrss feedemail

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Entrevista com o guitarrista Elvis Almeida

Entrevista com o guitarrista Elvis Almeida - www.elvisalmeida.com
É um pouco estranho entrevistar o fundador da Central do Rock, mas recentemente uma Jam Session de Jazz & Blues no Bar do Levi, batemos um papo com o guitarrista Elvis Almeida e achamos que deveríamos publicar. Numa entrevista um tanto polêmica, ele falou sobre estudo da música, bandas favoritas e os projetos musicais que está desenvolvendo. Vejamos:

Central do Rock: Por que você deixou de denominar-se Elvis Ezequiel, adotando agora o nome artístico Elvis Almeida?

Elvis Almeida: Olha... antigamente eu tinha um site de aulas de música, no qual eu cometi o erro de querer vender aulas online. Acontece que na Internet tem poucas pessoas dispostas a pagar por aulas. É tanto conteúdo didático gratuito, que a empreitada tinha tudo certo para dar errado. E foi o que aconteceu. Então, eu quis dissociar aquela idéia do meu trabalho atual. No meu novo blog/site www.elvisalmeida.com, as aulas são todas gratuitas. Portanto, achei melhor trocar o nome para Elvis Almeida, afinal meu nome completo também tem Almeida. Por último achei que a mudança fez o nome ficar mais sonoro e visualmente mais interessante. Parece que deu certo, pois as minhas videoaulas estão "bombando" (risos).

Central do Rock: A quanto tempo você toca guitarra e quais bandas já tocou?

Elvis Almeida: Comecei a tocar guitarra com 14 anos de idade, ou seja, há exatos 18 anos e meio. Nesse tempo todo toquei com diversas bandas, desde baile até Death Metal. As que eu me lembro agora, são: Arsenal de Hunos, Calvary Death, 5º Elemento e num monte de covers de Iron Maiden.

Central do Rock: Na sua opinião quem é o melhor guitarrista do mundo?

Elvis Almeida: Não existe o melhor. Existe um lista dos grandes guitarristas. Aqueles se destacaram perante os demais. Quando falo destaque, não me refiro a sucesso. Tem muito cara famoso que na minha opinião faz um som que é uma droga. Infelizmente, estamos passando por uma época na qual a mídia só valoriza técnica e velocidade. A nova safra de guitarristas está cheia de caras com muita técnica e pouco sentimento.
Nestes 18 anos de guitarra, ouvi muita coisa diferente e é muito fácil perceber a influência destes sons no meu fraseado. A minha lista de favoritos tem Frank Gambale, Edu Ardanuy, James Murphy, Jason Becker, Jeff Beck, Marty Friedman, Glen Tipton, Randy Rhoads, Alex Skolnick, Kee Marcelo, Glen Alvelais, Mark Knopler, Jeff Healey, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Satriani, Malmsteen, Steve Vai e muitos outros.
Mas tem 2 caras que, para mim, têm o fraseado mais fantástico, o improviso mais marcante, que são: Dave Murray (Iron Maiden) e Faíska.

Central do Rock: É verdade que você parou de dar aulas?

Elvis Almeida: Na verdade estou dando só um tempo. É que estou desenvolvendo muitos projetos ao mesmo tempo. Por isso suspendi as aulas particulares de guitarra no 1º semestre de 2011. Gosto muito de dar aulas. Não vejo a hora de voltar a ministrá-las. No entanto, nos próximos meses quero priorizar os shows e a gravação do meu CD solo. Mas, cabe frisar, somente as aulas particulares estão suspensas. No meu site as aulas e videoaulas gratuitas continuam e continuarão sendo produzidas.

Central do Rock: É verdade que você se tornou Endorser da Strinberg? Como conseguiu?

Elvis Almeida: Sim, é verdade. Tem dia que acordo e penso se tudo não passa de um sonho. Todo músico sonha em ser patrocinado por uma marca. O Endorsement é um contrato que demonstra reconhecimento pelo trabalho realizado pelo guitarrista. Eu tinha comprado uma Flying-V CLG45 da Strinberg e tinha achado o acabamento fantástico. Mandei meu currículo para Distribuidora da Strinberg no Brasil e após alguns meses de negociação, veio o contrato. Mais importante ainda é saber que o meu nome está agregando valor à marca. Recebi um comentário no You Tube de um músico dizendo que o Review que tinha escrito foi decisivo para ele comprar uma Strinberg.

Central do Rock: Que dica você daria para aqueles que estão começando?

Elvis Almeida: Olha, estudar muito... mas, ainda mais importante, ouvir muita música. Não só música de guitarristas, mas também de outros instrumentos. Como disse antes, a moçada mais nova tem abusado da técnica. Para mim, a técnica é apenas um meio de se fazer música. Não um fim. O guitarrista tem que ter em mente que o seu trabalho é fazer música. Ele é um artista e não um atleta. Sempre que estudar uma técnica não deixe de pensar em como ela poderá te ajudar nas composições e improvisos. Bruce Lee disse que "só se aprende a lutar, lutando". Carlos Drummond de Andrade escreveu o livro "Amar se Aprende Amando". Agora eu completo dizendo que "só se aprende a tocar, tocando". É isso aí.

Quem quiser contratar Workshops, Shows e Jam's com Elvis Almeida pode usar um de seus canais de contato:
http://www.elvisalmeida.com
http://www.twitter.com/trifuse

Assine o boletim e receba atualizações por e-mail!

Digite seu e-mail aqui:


Fornecido por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Featured Posts

TV Central do Rock

Uma TV diferente e irreverente. Fique antenado com o que acontece no underground do Rock, bastidores, bandas, shows e eventos independentes.

Notícias

Fique de olho em nossas notícias sobre o mundo Rock. Não deixe de assinar nossos feeds e seguir nossos canais no Facebook e Twitter.

Reviews

Se você é músico, especialmente guitarrista, temos muitos reviews e artigos sobre pedais, amplificadores e guitarras.

Bandas

Entrevistas, releases, shows... etc. Entre em contato e divulgue sua banda também.

 

Opinião

As colunas e artigos deste portal expressam a opinião de seus autores e não necessariamente da Central do Rock.

Copyright

Copyright 2009-2013. Central do Rock (www.centraldorock.com.br). Todos os direitos autorais reservados.

Política de Privacidade

A Central do Rock respeita sua privacidade e seus dados pessoais. Em caso de dúvidas leia atentamente nossa Política de Privacidade.